MPMA recomenda reserva de vagas para negros no concurso da Sefaz-MA

19 de abril de 2017

/ Redação ImperaNews
O MPMA solicitou que o governo estadual obedeça a reserva de vagas em todos os concursos, fazendo valer as políticas de ações afirmativas previstas na lei.

 19/04/2017 às 19h10 - Redação ImperaNews, com informações do MPMA
A investigação foi iniciada após denúncia registrada na Ouvidoria do Ministério Público. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - O Ministério Público do Maranhão (MPMA) emitiu Recomendação, em 5 de abril, à Secretária de Estado de Gestão e Previdência (Segep) solicitando o cumprimento da Lei Estadual nº 10.404/2015 que determina a reserva de vagas, nos concursos públicos, a candidatos negros e pardos no concurso da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

A Recomendação foi emitida pela titular da 11ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Fundamentais de São Luís, Márcia Lima Buhatem.

No documento, o MPMA solicitou que o Poder Executivo estadual obedeça a reserva de vagas em todos os futuros concursos, fazendo valer as políticas de ações afirmativas previstas na lei. A investigação sobre o descumprimento da reserva de vagas pela Sefaz foi iniciada após denúncia registrada na Ouvidoria do Ministério Público.

Segundo a Lei nº 10.404/2015, os candidatos negros e pardos aprovados dentro do número de vagas oferecidas para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas, possibilitando a nomeação de um maior número de candidatos cotistas.

“A lei conferiu dupla oportunidade de aprovação aos candidatos que concorrem às vagas reservadas, mas determinou, nos casos onde o candidato alcance aprovação dentro das vagas de ampla concorrência, seja, então nomeado por essa classificação geral e não pela classificação nas vagas de reserva para negros e pardos. Assim, os candidatos negros aprovados para vagas de ampla concorrência não poderão ser considerados para preencher as vagas reservadas a cotistas”, afirmou, na Recomendação, a promotora de justiça.

Acompanhe mais informações sobre concursos públicos no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews