Entenda os erros mais comuns dos concurseiros iniciantes

10 de maio de 2015

/ Redação ImperaNews
Desistir na primeira tentativa, não ler o edital, não criar uma rotina de estudos e visar apenas no salário são erros comuns de concurseiros iniciantes.

 10/05/2015 às 00h46 - Redação ImperaNews
Os erros podem impedir a aprovação em um concurso público. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - A busca do tão sonhado emprego estável em empresas públicas passa pela aprovação em um concurso. E quem é iniciante no assunto pode acabar cometendo erros que terminam prejudicando a preparação para o objetivo de conseguir uma vaga em concursos públicos. Veja abaixo os principais erros de concurseiros principiantes:

Desistir na primeira tentativa
Basta não alcançar o objetivo em uma primeira tentativa e a maioria das pessoas desistem de realizar concursos públicos. Isso é um erro muito comum encontrado em concurseiros iniciantes. Vale lembrar que passar em concurso público é algo que exige determinação e tempo, e nem sempre as primeiras tentativas são satisfatórias. Ter paciência é a chave de tudo.

Não ler todo o edital
A primeira ação do concurseiro experiente é ler e reler o edital e todos os documentos que são lançados explicando o processo de provas e vagas de um concurso público. Concurseiros iniciantes costumam não ler totalmente o edital ou apenas ler as partes ditas “mais importantes”. É aí que o erro é cometido. Uma bibliografia, um conteúdo ou uma informação importante pode passar despercebida e prejudicar o candidato na hora dos estudos e na realização da prova.

Não estabelecer uma rotina de estudos
Outro erro comum dos concurseiros iniciantes é não estabelecer períodos de estudos programados. Isso acaba deixando o ato de estudar confuso e resulta em um despreparo mental do candidato, que não irá conseguir absorver corretamente a matéria e ater-se aos principais conteúdos.

Segundo especialistas, é fundamental recorrer à divisão de matérias e estabelecer períodos de tempo para estudo de cada um dos conteúdos, que podem ser divididos durante o dia. Pular etapas e horários ou simplesmente estudar “a qualquer hora” podem prejudicar e muito o desempenho do concurseiro.

Visar apenas na remuneração
Esse é um erro de concurseiros principiantes que pode acabar prejudicando todo o processo de escolha profissional. Alguns candidatos, quando ficam sabendo da possibilidade de abertura de um concurso, procuram apenas as vagas que oferecem maior remuneração, e acabam por vezes nem lendo as informações e funções deste cargo. 

Quando um edital de concurso público é lançado, o importante é ler e reler todas as informações sobre as vagas, e escolher a que se encaixa melhor em seu perfil profissional e pessoal. Depois sim, podem ser analisadas questões como carga horária e salários.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews