Rio Tocantins pode transbordar em 72h e afetar ribeirinhos

Defesa Civil está em campo informando moradores sobre a possibilidade de enchente.

7 de fevereiro de 2018

/ Diego de Sousa
Nível está a 4,22 metros acima do normal e com previsão de transbordar. (Foto: Patrícia Araújo)
IMPERATRIZ - A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil emitiu atenção de alerta aos ribeirinhos sobre risco de enchente no Rio Tocantins. Segundo o monitoramento, na tarde desta quarta-feira, 7, o nível do rio está 4,31 metros acima do leito normal. A vazão foi de 8.651,90 metros cúbicos por segundo e a previsão, para as próximas 72 horas, é de chuva constante com possível transbordamento.

O aumento no nível é consequência das fortes chuvas que atingiram o Maranhão, Tocantins e Goiás nos últimos dias. Agentes da Defesa Civil estão em campo informando moradores dos bairros Caema, Leandra, Porto da Balsas e Curtume, sobre a possibilidade de alagamento. “Comunicamos as famílias que fiquem em alerta e tomarem os cuidados necessários, como a elevação dos móveis, ou guardá-los em casas de parentes, pois a previsão é de chuva com risco de enchentes”, destaca o superintendente Josiano Galvão.

Segundo ele, medidas estão sendo tomadas caso precise de evacuação rápida. “A direção do Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva foi comunicada, caso seja necessário abrigar as famílias. Nossa equipe encontra-se no local realizando todos os preparativos para uma eventual emergência. O objetivo é manter todo o esforço integrado, para prestar assistência e amparo aos moradores em tempo hábil”, enfatizou.

José Lima Fontinele, morador do Porto da Balsa, disse que há dias vem monitorando o rio por precaução. “Infelizmente essa situação já era esperada. A única coisa a fazer é seguir o conselho dos agentes e se preparar para uma provável mudança”, disse.

Na manhã desta quarta-feira (7), foi realizada reunião com o superintendente Josiano Galvão, e o secretário de Infraestrutura, Francisco Pinheiro, para tratar sobre o risco de transbordamento do Rio Tocantins e a situação dos ribeirinhos. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, as previsões de vazão do Rio Tocantins serão de 9.790,17 m3s para 24h, 11.310,00 m³s para 48h e 9.137,00 m³s para 72h.

Acompanhe mais informações sobre Imperatriz e região no ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/imperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews