Professoras da UFMA lançam livro sobre saúde pública no Maranhão

A obra reúne cerca de 20 trabalhos e avalia a cobertura e os principais indicadores de saúde da população atendida pela atenção básica.

2 de novembro de 2017

/ Redação ImperaNews
O lançamento do livro ocorreu no Auditório Central da UFMA, em São Luís. (Foto: Imirante)
SÃO LUÍS - Professoras do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão lançaram UM livro, na segunda-feira (30), intitulado “Indicadores da atenção básica no Maranhão”. A obra tem participação de 19 autoras e professoras de diferentes instituições de ensino superior do Maranhão e foi organizada pelas professoras da UFMA Arlene de Jesus Mendes Caldas, Vanessa Moreira da Silva Soeiro e Liberata Campos Coimbra. O lançamento ocorreu no Auditório Central da UFMA.

A obra, que reúne cerca de 20 trabalhos, avalia a cobertura e os principais indicadores de saúde da população atendida pela atenção básica, como a saúde da criança, saúde da mulher, mortalidade materna e infantil e diversos aspectos que compõem as demandas de saúde da população maranhense, numa série histórica de 17 anos de implantação do serviço no Maranhão.

Para a reitora da UFMA, Nair Portela, que também tem participação no livro, a obra é de grande contribuição dos professores engajados na atenção básica e que estudaram esses indicadores. “É muito forte o impacto da produção científica. Com certeza a obra traz algumas respostas, e é o que nós esperamos com a sua produção. Mais uma vez a universidade contribuindo com a sua produção para fomentar e divulgar as ações, projetos e realidade do nosso país”, declarou.

A coordenadora do projeto e uma das organizadoras do livro, Liberata Campos Coimbra, disse que o sentimento é de alegria e dever cumprido. “Estamos muito felizes. Penso que será uma contribuição muito importante para o estado e para o município. Nós tentamos trazer praticamente todos os indicadores da atenção básica e esperamos que seja uma obra que contribua com a academia e a formação dos alunos”, contou.

De acordo com outra organizadora, Arlene de Jesus Mendes Caldas, a obra servirá de referência para elaboração de políticas publicas do estado e do município. “Me sinto muito gratificada em poder estar contribuindo para a melhoria da saúde no nosso estado. Na obra, fizemos uma avaliação de como se encontra a situação da saúde no estado. Isso vai direcionar políticas e diretrizes que poderão ser implantados em todos os municípios, que mostra a realidade dos municípios no Maranhão”, explicou.

Acompanhe mais informações sobre Imperatriz e região no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews