O que preciso saber antes de me inscrever no concurso da PM Maranhão

Reunimos algumas informações necessárias a quem pretende ser um dos 1.214 aprovados no concurso.

2 de novembro de 2017

/ Redação ImperaNews
Maranhão era o estado com pior índice de policiais por habitante. (Foto: Assessoria)
IMPERATRIZ - O concurso da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PM-MA) está com inscrições abertas desde a última sexta-feira (27) e se estende até o dia 30 de novembro. Ainda não foram divulgadas estimativas da quantidade de inscritos, mas a previsão é de que seja um dos maiores concursos públicos realizados no Estado em 2017.

E para você que está interessado e ainda não se inscreveu no certame, reunimos algumas informações que serão necessárias a quem pretende ser um dos 1.214 candidatos aprovados ao final das etapas do concurso.

# Informações Gerais
As inscrições serão realizadas somente pela internet, no site da Cespe/UnB. O prazo encerra às 9h da manhã do dia 30 de novembro de 2017. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 para nível médio e R$ 150,00 para nível superior. As provas objetivas serão aplicadas no dia 28 de janeiro de 2018 e o resultado deverá ser divulgado a partir de fevereiro.

# Quais os requisitos para ser policial militar?
Não basta estudar e ser aprovado. Além dos requisitos básicos para qualquer concurso, os candidatos deverão possuir os requisitos exigidos especificamente para o exercício do cargo, sendo eles:
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse e, idade máxima de 35 anos completos na data da inscrição, no caso dos candidatos aos cargos de nível superior, e idade máxima de 30 anos completos na data da inscrição, no caso dos candidatos ao cargo de nível médio;
- Ter, no mínimo, 1,65m de altura,se candidato do sexo masculino, e 1,60m de altura,se candidata do sexo feminino.

# Por que as inscrições foram adiadas?
Inicialmente, as inscrições estavam previstas para serem iniciadas no dia 16 de outubro. No entanto, foi adiado o início do período de inscrição sem nenhuma justificativa por parte da organizadora do concurso. No dia seguinte, em sua rede social, um deputado estadual informou que o motivo seria a inclusão das cidades de Imperatriz e Caxias como cidades para realização das provas.

 # Vagas somente para homens?
Outra polêmica envolvendo o concurso foi uma reclamação feita pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi questionada a ausência de vagas para mulheres no cargo de Médico Veterinário, tendo em vista que o edital apresentava apenas vagas para homens, sendo que a vaga para mulheres constava apenas no cadastro reserva. Segundo as entidades, o edital é inconstitucional e discriminatório.

# Número de policiais por habitante
Em 2013, o Maranhão era o estado brasileiro com pior índice de policiais por habitante. Mas nos últimos anos, esse índice melhorou bastante. Desde 2015, com as nomeações feitas pelo atual governo, o Maranhão chegou ao recorde de 12 mil profissionais. No entanto, esse número ainda é muito baixo se compararmos aos dos 10 estados com maior população no Brasil. 

Apesar de o Maranhão ser o que mais contratou policiais e ampliou o efetivo nos últimos anos, o novo concurso pretende melhorar ainda mais esse indicador. 

Acompanhe mais informações sobre Imperatriz e região no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews