Ministério da Fazenda deve abrir concurso público com mais de 4 mil vagas

21 de junho de 2017

/ Redação ImperaNews
Pelo menos 4.341 vagas foram solicitadas para preenchimento de cargos efetivos no Ministério da Fazenda e órgãos vinculados.

 21/06/2017 às 10h20 - Diego Sousa / ImperaNews
Do total de vagas, 1.161 são para assistente e analista administrativo. (Foto: Diego Sousa/ImperaNews)
IMPERATRIZ - Uma ótima notícia para os interessados em fazer parte do quadro de servidores efetivos do Ministério da Fazenda (MF). Nos últimos dias, foi protocolada no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a solicitação para realização de concursos que visam o preenchimento de 4.341 vagas distribuídas entre o Ministério da Fazenda e órgãos ligados a ele, como Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre outros.

Segundo informações do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), do Governo Federal, o maior quantitativo de vagas é para as carreiras de Assistente Técnico-Administrativo (904) e Analista Administrativo (257), ambos do Ministério da Fazenda. Para esses dois cargos já havia sido aberto, inclusive, processo de remoção interno, o que caracteriza a necessidade de que sejam abertas vagas para ambas as funções.

Segundo informações, a prioridade para este ano será o concurso para Assistente Técnico-Administrativo e para Analista Administrativo. De acordo com a Lei de Orçamentária Anual (LOA), que foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente, há expectativa pela abertura de vagas para a carreira. Confira no botão abaixo as vagas solicitadas:



Requisitos
O cargo de Assistente Técnico-Administrativo tem como requisito o ensino médio completo. A remuneração inicial é de R$ 4.137,97. As contratações são pelo regime estatutário, que prevê estabilidade, e a remuneração informada já inclui o auxílio-alimentação de R$ 458,00.

O cargo tem como atribuições básicas a execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério da Fazenda, ressalvadas as privativas de carreiras específicas, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades, além de outras atividades de mesmo nível de complexidade em sua área de atuação.

Concurso
O último concurso para Assistente Técnico-Administrativo do Ministério da Fazenda foi realizado em 2014 e ofertou 1.026 vagas. Mais de 263 mil candidatos se inscreveram, representando uma média de 257 concorrentes por vaga.

Na cidade de Imperatriz, foram ofertadas quatro vagas. Mais de 800 participantes se inscreveram para a disputa, ou seja, 205 candidatos por vaga. Além de Imperatriz, foram ofertadas vagas nos municípios de Bacabal, Balsas, Carolina, Caxias, Chapadinha, Codó, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís.

As provas objetivas eram compostas por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática, Atualidades, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do Servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico dos Agentes Públicos. As provas foram realizadas apenas nas capitais brasileiras.

Acompanhe mais informações sobre esse e outros concursos no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews