Uema oferece mais de 20 opções de cursos gratuitos pela internet

16 de abril de 2017

/ Redação ImperaNews
O portal de cursos online da Uema está no ar há mais de três anos. Ao todo, mais de 105,6 mil estudantes de 37 países já foram beneficiados pelos cursos abertos.

 16/04/2017 às 10h52 - Redação ImperaNews, com informações da Uema
A duração dos cursos é flexível e o aluno tem direito a certificado de conclusão. (Foto: Divulgação/Uema)
IMPERATRIZ - Flexibilidade para os horários de estudo, ferramentas educacionais inovadoras, ensino mais dinâmico e didático, portfólio de 21 cursos online e gratuitos para as mais diversas áreas, é o que oferece a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) com os MOOCs, conhecidos no Brasil como Cursos Livres.

Em novembro de 2012, o jornal The New York Times publicou um artigo afirmando que aquele havia sido “O Ano dos MOOCs”, o que mostrou o desencadeamento de uma grande onda com centenas de grandes Universidades oferecendo milhares deles para milhões de alunos em todo o mundo.

MOOC é a sigla em inglês para Massive Open Online Courses, ou seja, Cursos Online Abertos e Massivos. A Uema, por meio do seu Núcleo de Tecnologias para a Educação (Uemanet), lançou, em 2014, seus próprios MOOCs com materiais de apoio à aprendizagem, videoaulas, fascículos, podcasts, slides, além do certificado de conclusão. Tudo produzido e disponibilizado pelos próprios profissionais do núcleo (professores, designers educacionais, editores de texto e vídeo, câmeras e técnicos de tv) em um ambiente virtual.

Hoje, depois de três anos de atividades com o MOOCs, a Uema conta com mais de 105.657 mil estudantes na plataforma, 21 cursos abertos e 693 atividades disponíveis e começamos 2017 com mais de 50.000 matriculados. Estes alunos vêm de 37 países, entre eles, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Japão.

Há algumas particularidades que caracterizam os MOOCs e que são a chave do seu sucesso. O primeiro diferencial é que alguns deles não acontecem num período de tempo determinado. É o caso dos que são oferecidos pela Uema que ficam abertos permanentemente na plataforma, podendo o participante frequentar o curso dentro do seu ritmo a qualquer momento. 

As aulas são gravadas e podem ser vistas a qualquer horário (e inclusive, na maioria dos casos, permanecem acessíveis a qualquer um depois do encerramento do curso). Todas as aulas ficam disponíveis para serem assistidas. Como não há tutoria nem professor, nos MOOCs é preciso se engajar durante um determinado período.

Hoje, a Uema disponibiliza 21 cursos das mais diversas áreas. Confira a lista de cursos no botão abaixo:



Acompanhe mais informações sobre cursos gratuitos no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews