11/04/2017 às 18h32 - Redação ImperaNews
A maioria dos estudantes que fizeram as provas, obteve nota entre 501 e 600. (Foto: Reprodução/Internet) |
IMPERATRIZ - No Enem 2016, caiu mais uma vez o número de alunos que conseguiram tirar a nota máxima na redação, e aumentou a quantidade daqueles que tiraram zero. Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 77 participantes conseguiram nota mil na redação. O número é menor do que o registrado no ano anterior, quando 104 candidatos obtiveram nota máxima. Em 2014, foram 250 redação com notas mil.
Devido à ocupação de escolas e universidades por grupos contrários a mudanças educacionais no Brasil, o Enem 2016 foi adiado para alguns participantes, resultando na aplicação de provas com datas e conteúdos distintos. Para os estudantes que fizeram o exame nos dias 5 e 6 de novembro, o tema da redação foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Já aqueles que realizaram as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, escreveram sobre “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a maioria dos estudantes que fizeram o exame, 1.987.251, obteve nota entre 501 e 600. Enquanto que 291.806, zeraram a prova ou tiveram a redação anulada. Das anuladas, 206.127, foi em função de não comparecimento no segundo dia de aplicações das provas ou apresentação da redação em branco. Das 84.236 redações que tiraram zero, os principais motivos foram:
- Fuga ao tema
- Parte desconectada
- Cópia de texto motivador
- Texto insuficiente
- Propostas que ferem os Direitos Humanos
- Não atendimento ao tipo textual
- Cópia de texto motivador
- Texto insuficiente
- Propostas que ferem os Direitos Humanos
- Não atendimento ao tipo textual
Acompanhe mais informações sobre o Enem no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.