Novo concurso público da Polícia Militar do Maranhão deve sair até junho

6 de março de 2017

/ Redação ImperaNews
Pelo menos 1.300 postos de trabalho serão abertos para cargo de nível médio, com previsão para divulgação do edital de abertura até o mês de junho.

 06/03/2017 às 00h30 - Redação ImperaNews
O último concurso ofereceu 2.150 vagas, sendo 1.980 para Soldado Combatente. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - O Governo do Estado do Maranhão anunciou que vai realizar novo concurso público para o comando da Polícia Militar. Pelo menos 1.300 postos de trabalho serão abertos para o cargo de Soldado Combatente (nível médio), com previsão para divulgação do edital de abertura até o mês de junho deste ano, no mais tardar, início do segundo semestre de 2017.

Os interessados em participar do concurso deverão ter diploma ou certificado, devidamente registrado, de Nível Médio, idade máxima de 28 anos (até o último dia de inscrições), altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, e Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) categoria "A" ou "B".

O Soldado Combatente da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) é responsável por executar diretamente as ações e operações Policiais-Militares, materializando a atividade fim da Polícia Militar, ou seja, o Policiamento Ostensivo Geral fardado e a Preservação da Ordem Pública, através de emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados contra qualquer ato delituoso. O Regime Jurídico é o Estatutário e a jornada de trabalho é integral.

Último concurso
Em 2012, a PMMA realizou concurso público com oferta de 2.150 vagas, sendo 1.980 oportunidades para Soldado Combatente, 20 para Soldado Músico, 145 para Bombeiro Combatente e cinco para Bombeiro Músico. O certame foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a seleção dos candidatos foi realizada por meio de provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicotécnica, exames médicos/odontológicos, investigação social e curso de formação.

As provas objetivas eram compostas por 60 questões de múltipla escolha. Para o cargo de Soldado, eram divididas da seguinte forma:
20 de Língua Portuguesa;
10 de Raciocínio Lógico quantitativo;
10 de Noções de Informática; e
20 de Conhecimentos Específicos, incluindo História do Brasil e do Maranhão, e Geografia do Brasil e do Maranhão.

Confira as questões da última prova do concurso da Polícia Militar:
Gabarito (T1)

Acompanhe mais informações sobre esse e outros concursos no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews