Projeto que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins passa por comissão

4 de fevereiro de 2017

/ Redação ImperaNews
A nova universidade deve atender mais de 60 municípios da região do Bico do Papagaio, além de municípios do Maranhão e do Pará.

 04/02/2017 às 00h37 - Redação ImperaNews
A Universidade Federal do Norte do Tocantins terá sede em Araguaína. (Foto: Reprodução/Internet)
ARAGUAÍNA - O Projeto de Lei Nº 5274/16, que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

O objetivo do projeto é desmembrar os campi de Araguaína e Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a nova instituição. A sede da UNFT será na cidade de Araguaína, segundo maior município do estado. Com a nova universidade, todos os cursos e alunos matriculados nos dois campi, assim como os cargos do quadro de servidores, serão transferidos automaticamente para a nova instituição.

O projeto ainda será analisado e deverá ser aprovado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Petição
Em maio de 2016, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação da UFNT e, em 24 de agosto, a Câmara aprovou o orçamento para implantação da universidade. No entanto, estudantes e professores que participam do movimento de criação da UFT ainda temem que a universidade não saia do papel.

Eles criaram uma petição online e estão pedindo apoio da sociedade para assinarem a petição e cobrarem dos políticos a ação de levar o projeto para aprovação em plenária.

Clique aqui para assinar a petição.

PL 5274/16
O Projeto de Lei que cria a UFNT foi criado com o objetivo de melhorar as condições de educação superior na microrregião do Bico do Papagaio, que possui economia e cultura peculiares em relação ao restante do estado. A nova universidade visa ofertar alternativas de ensino superior público, gratuito e de qualidade para o desenvolvimento regional, estendendo o acesso a esse nível de ensino também à população mais pobre, desde que associado a políticas afirmativas de inclusão, estimulando o seu desenvolvimento.

A microrregião do Bico do Papagaio é pertencente a mesorregião ocidental do Tocantins e possui uma área total de 141.130,2 km² e população estimada de 1.736.516 habitantes, abrangendo sessenta e seis municípios pertencentes a três unidades da federação: Maranhão, Pará e Tocantins.

A criação da UFNT trará efetivos benefícios para a região, em especial para as microrregiões de Araguaína e Bico do Papagaio e seu entorno, ampliará a oferta de ensino superior e, ao mesmo tempo, gerará conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar da população. 
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews