CNH Rural: Governo abre inscrições para 2.100 carteiras de motorista gratuitas

2 de maio de 2016

/ Redação ImperaNews
2.100 vagas serão divididas entre os 14 territórios rurais integrantes do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais do MDA. 

 02/05/2016 às 15h20 - Redação ImperaNews, com informações do Detran-MA
Pela internet, o candidato acessa os critérios, procedimentos e o calendário do programa. (Foto: Divulgação)
IMPERATRIZ - Tem início, nesta segunda-feira (2), a inscrição para o Programa CNH Rural, que irá beneficiar os trabalhadores da zona rural do Maranhão que até hoje não puderam tirar a carteira de habilitação categoria A (condução de motocicleta). O programa vai garantir o documento gratuitamente para os selecionados.

O CNH Rural é um programa do Governo do Estado, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), e vai oferecer, este ano, 2.100 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), categoria A, para candidatos acima de 21 anos, que possuem, pelo menos, o ensino fundamental completo e residem na zona rural do Estado.

De acordo com a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, o programa vai facilitar o cotidiano da população rural, garantir a locomoção para o trabalho e para o desempenho das atividades agro-econômicas, de forma segura. “Mais de 50% da frota de veículos do Maranhão é de motocicletas, e boa parte da população do interior do Maranhão utiliza motos sem a documentação e instrumentos de segurança exigidos. O programa vai ajudar a diminuir essas irregularidades e, consequentemente, o número de acidentes envolvendo os motociclistas”, disse a diretora.

As duas mil e cem vagas serão divididas entre os 14 territórios rurais integrantes do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Os critérios para inscrição no programa já podem ser consultados no site do Detran-MA, na página do CNH Rural.

Inscrições
No site do Detran-MA, o candidato terá acesso aos critérios, procedimentos e o calendário geral do programa. As inscrições começam nesta segunda (2) e, seguem até às 23h59 do dia 17 de junho, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site do Detran, na página do CNH Rural: www.detran.ma.gov.br/cnhrural.

Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá informar seus dados pessoais, residenciais, cadastrar uma senha pessoal, um email para contato e assinar as informações de veracidade. Conforme o calendário, a lista dos selecionados por sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal, por meio do sistema da Loteria Federal, será divulgada no site do Detran, no dia 24 de junho.

Na próxima fase, os selecionados terão de 1º de julho a 31 de agosto, para comparecerem à sede do Detran, em São Luís, ou a um dos postos avançados, ou em uma das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), munidos dos documentos exigidos no programa.

No Maranhão, de acordo com os dados do Detran, existem 760 mil e 264 motocicletas registradas no sistema da instituição. No entanto, o mesmo registro aponta que apenas 393 mil e 391 condutores estão habilitados na categoria A. O que demonstra que pode existir um déficit de quase 50% no número de motociclistas não habilitados no estado, principalmente, nos municípios do interior.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews