Número de empresas em Imperatriz cresceu mais de 10% no último ano

5 de março de 2016

/ Redação ImperaNews
Em números, Imperatriz é comparada a grandes cidades, como São Caetano do Sul (SP), Ipatinga (MG), Balneário Camboriú (SC) e Petrolina (PE).

 05/03/2016 às 10h20 - Diego Sousa / ImperaNews
A facilidade em abrir um negócio tem atraído jovens empresários. (Foto: Reprodução / Voo Hoje)
IMPERATRIZ - O número de empresas ativas na cidade de Imperatriz cresceu mais de 10% nos últimos 12 meses, segundo dados do Empresômetro, criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Em dezembro de 2014, o município possuía 22.737 empresas abertas. No ano seguinte, esse número subiu para 25.018, e iniciou o mês de março deste ano em 25.390 empresas ativas.

Em percentuais, Imperatriz representa 8,56% do total de empresas no Maranhão, atrás apenas da capital, São Luís, que possui atualmente 90.660 empresas ativas (30,57%). Em relação a outros estados, Imperatriz é comparada a grandes cidades, como São Caetano do Sul (SP), Ipatinga (MG), Balneário Camboriú (SC) e Petrolina (PE). No ranking nacional, a segunda maior cidade maranhense ocupa a 112ª posição.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), um dos fatores que explica o aumento do número de empresas é a maior facilidade na abertura do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), principalmente para pequenas e médias empresas e, também, microempreendedores individuais (MEI). Além do adultos, muitos jovens estão decidindo investir na carreira de empresário.

É o caso do capixaba Alder Malavasi, 23 anos, que mudou-se para a cidade em 2014 e agora está abrindo a filial de uma empresa de fast-food, com tem sede no Espírito Santo. "Imperatriz é uma cidade com a economia voltada para o comércio e é referencia na região. Possui uma população considerável e de hábitos de consumo constantes, a própria população fortalece o comercio. Qualquer jovem ou experiente empresário, ao passar pela região, ficaria inclinado a investir" explicou.

Para ele, o consumo é o motivo para o crescimento constante do numero de empresas ativas na região, mesmo em período de crise. "estamos trazendo um modelo de empresa que é sucesso no Sudeste e Sul. Temos seis anos de experiência no segmento e conseguimos uma parceria que permitiu investimentos maiores", comenta.

Empresômetro
Idealizado pelo IBPT, o Empresômetro é uma ferramenta tecnológica considerada um verdadeiro censo das empresas, entidades privadas e públicas em atividade no Brasil, portadoras de CNPJ.

Os dados levantados pelo Empresômetro para o número de empresas leva em consideração todos os tipos jurídicos (sociedade anônima, limitada, EIRELI, MEI, empresário individual, sociedade simples, cooperativa, consórcio, comandita, estrangeira), entidades privadas (associações, fundações, institutos, igrejas, fundos, sindicatos) e entidades públicas (federais, estaduais e municipais) que se encontram em atividade no Brasil, incluindo suas matrizes e filiais.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews