Governo do Estado vai oferecer mais de 5 mil carteiras de motorista gratuitas

4 de março de 2016

/ Redação ImperaNews
Pelo menos 5.100 cidadãos serão beneficiados por meio dos programas CNH Jovem e CNH Rural. As carteiras de motorista serão entregues a partir de maio.

 04/03/2016 às 20h35 - Redação ImperaNews, com informações da assessoria
O candidato poderá optar pela obtenção da CNH nas categorias A, B ou AB. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - Este ano, pelo menos 5.100 carteiras de motorista serão oferecidas gratuitamente no Maranhão. O Governo do Estado pretende beneficiar jovens estudantes e trabalhadores rurais de baixa renda, por meio dos programas CNH Jovem e CNH Rural, respectivamente.

O CNH Rural vai custear carteiras de habilitação na categoria A (motos), para trabalhadores rurais com mais de 21 anos. Nesse primeiro ano do programa serão oferecidas 2.100 vagas, distribuídas nos 14 territórios rurais do Maranhão, sendo 150 vagas para cada região. As inscrições para o programa começam a partir do dia 2 de maio.
Já o programa CNH Jovem vai oferecer 3 mil carteiras de habilitação gratuitas, nas categorias A, B ou AB, para jovens de até 21 anos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas. O programa arca com todos os custos, desde os cursos teóricos até a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No ano passado, cerca de dois mil estudantes foram contemplados pelo programa.

Além de ter, no máximo, 21 anos e ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública, o estudante candidato às vagas no CNH Jovem precisa ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). Os estudantes que obtiveram as melhores notas no Enem concorrem à metade das vagas do programa. As outras 1.500 vagas serão distribuídas por meio de sorteio público, realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF), através da loteria federal.

Segundo o Governo, as três mil novas vagas do CNH Jovem serão liberadas no próximo período de inscrições para o programa, previsto para agosto deste ano.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews