Prazo de isenção do seletivo do IFMA encerra nesta sexta-feira

11 de fevereiro de 2016

/ Redação ImperaNews
São 1.040 vagas em 12 municípios do Estado. As inscrições vão de 16 de fevereiro a 6 de março e a prova será realizada em 17 de abril.

 11/02/2016 às 12h40 - Redação ImperaNews, com informações do IFMA
As provas terão 40 questões, sendo 20 de Português e 20 de Matemática. (Foto: Divulgação/Ascom)
PORTO FRANCO - Termina nesta sexta-feira (12) o prazo para solicitar a isenção da taxa de R$ 20,00 (vinte reais), que corresponde ao valor da inscrição no processo seletivo 2016.2 do Instituto Fedeeral do Maranhão (IFMA). As solicitações podem ser feitas no site ou presencialmente no endereço dos campi indicados no edital.

Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, PETI, entre outros), com perfil de renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa) ou renda familiar total de até três salários mínimos; ou que seja membro de família de baixa renda.

Para concorrer às vagas de isenção, os interessados deverão preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção, disponível no site do IFMA, declarando ser membro de família de baixa renda. Mas as inscrições também poderão ser feitas presencialmente nos próprios campi e campi avançados, das 9h às 18h, nos dias úteis, através do Formulário de Solicitação de Isenção (anexado ao edital). Não será aceita solicitação por meio dos Correios, fax ou e-mail.

O pedido de isenção do pagamento será encaminhado pelo IFMA ao órgão gestor do CadÚnico, o qual decidirá sobre a concessão ou não ao candidato da isenção da referida taxa. O órgão gestor vai conferir as informações cadastradas do candidato (número do NIS, nome do candidato, data de nascimento, CPF e nome da mãe), para constatar se todas estão corretas. As informações prestadas na solicitação de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato.

Resultado
A relação dos candidatos que tiverem seu pedido de isenção deferido será divulgada no dia 15 de fevereiro. Os que tiverem seu pedido indeferido deverão fazer nova inscrição, e efetuar o pagamento da taxa de R$ 20. O número de vagas à isenção de taxa no processo seletivo 2016 corresponde a quatro vezes (400%) o total de vagas abertas em cada campus do IFMA, por forma de curso técnico de nível médio.

Para fazer sua inscrição no sistema de isenção de taxa, clique aqui.

Processo Seletivo 2016.2
No dia 29 de janeiro, o IFMA lançou o anunciou a abertura do processo seletivo com 1.040 vagas em 12 cidades: Barreirinhas, Carolina, Coelho Neto, Grajaú, Pedreiras, Porto Franco, Rosário, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Viana.

Para o segundo semestre de 2016, o processo seletivo do IFMA vai abranger 16 cursos: Administração, Agenciamento de Viagem, Agronegócio, Análises Químicas, Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Geoprocessamento, Informática, Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Recursos Humanos, Rede de Computadores, Restaurante e Bar e Vestuário. Eles serão oferecidos nas formas concomitante (curso profissionalizante para alunos que já cursam o ensino médio em outras escolas) e subsequente (cursos profissionalizantes para quem já concluiu o Ensino Médio).

O período de inscrição para o processo seletivo 2016 será de 16 de fevereiro a 6 de março e a prova será realizada no dia 17 de abril.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews