IRPF 2016: contribuintes já podem preencher rascunho da declaração

10 de fevereiro de 2016

/ Redação ImperaNews
Dados da Receita Federal informa que estão obrigados a declarar imposto de renda quem teve renda tributável acima de 28.123,91 em 2015.

 10/02/2016 às 14h15 - Redação ImperaNews, com informações da EBC
Este ano, o programa do IRPF será disponibilizado mais cedo pela Receita. (Foto: Reprodução/Internet)
BRASIL - O prazo para declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2016 vai 1º de março a 29 de abril. Os contribuintes obrigados a prestar contas com a Receita Federal já podem se antecipar preenchendo os dados pelo programa Rascunho IRPF.

Além da facilidade do rascunho, este ano, a Receita Federal anunciou que vai disponibilizar o programa do IRPF 2016 uma semana antes do início do prazo para a entrega da declaração.

De acordo com o diretor tributário da empresa de contabilidade Confirp, Wellington Motta, o imposto de renda incide sobre a renda e não existe um limite de idade. “Se a pessoa nasceu hoje já tá obrigada a pagar imposto de renda. O imposto incide sobre o rendimento e quando a pessoa se aposenta continua pagando como qualquer cidadão”, explica.

O diferencial, afirma ele, é que aposentados com mais de 65 anos de idade, com rendimentos de aposentadoria, pensão, ou planos de previdência privada têm dupla isenção.

Clique aqui para acessar o rascunho do IRPF 2016.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews