Governo do MA promete formar mais de 1.500 novos policiais em 2015

6 de dezembro de 2015

/ Redação ImperaNews
O treinamento dos alunos do CFSD inclui três eixos macro: Educação Fundamental, Cultura e Conhecimento Jurídico e Missão Policial.

 06/12/2015 às 14h30 - Redação ImperaNews, com informações da assessoria
Ao todo, 1.345 alunos participam da formação da PM, em todo o Estado. (Foto: Divulgação/Assessoria)
MARANHÃO - Ainda este ano, o Estado Maranhão receberá mais de 1.300 policiais militares nas ruas. Os futuros soldados estão em fase de conclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD-PMMA). Além destes, outros quase 200 policiais civis ampliam o quadro policial maranhense em 2015: 126 já foram nomeados e 70 estão em formação, com previsão de conclusão no final deste mês.

Ao todo, 1.345 alunos participam da formação e serão distribuídos em todo o Estado, conforme demanda das unidades policiais. O diretor de Ensino da Polícia Militar do Maranhão, coronel Roberto dos Santos Silva, destacou o trabalho executado com o grupo em formação. “Buscamos qualificar de maneira técnica os futuros policiais militares para oferecer à população uma prestação de serviços de qualidade; daí a preocupação da Polícia Militar em colocar os melhores instrutores para formar esses profissionais”, afirmou o coronel Roberto.

O treinamento dos alunos do CFSD inclui três eixos macro: Educação Fundamental, Cultura e Conhecimento Jurídico e Missão Policial. Os eixos abordam – entre aulas teóricas e práticas – temas e ferramentas necessárias ao cotidiano de um policial militar, que vão desde o atendimento ao público, oratória, gerenciamento de crise, noções de Direito Penal e Legislação Especial e Armamento e Tiro.

Nas instruções, os alunos aprendem ainda várias modalidades de Defesa Pessoal, primeiros socorros, técnicas de abordagem policial, de policiamento ambiental e montado, além de atuação em grandes eventos. “Ao todo, são 38 disciplinas e 1.235 horas de formação. As aulas do curso de formação são descentralizadas e realizadas, simultaneamente, em São Luís e em outras cinco unidades polo: Pindaré, Presidente Dutra, Caxias, Imperatriz e Pinheiro”, explica o major Orlandi Protázio, coordenador disciplinar do CFSD.

Aos finais de semana, os alunos têm cumprido o estágio supervisionado e já experimentam, na prática, situações que vão enfrentar no dia a dia. Supervisionados por oficiais e praças, eles participam de operações e têm a oportunidade de aplicar as técnicas aprendidas.

Polícia Civil

Desde o início do ano, o Governo nomeou 126 policiais civis. Outros 70 estão em formação, e, até o fim de dezembro, serão integrados à Polícia Civil. Mais seis delegados, 55 investigadores, além de escrivães, peritos, médico legista e auxiliar de perícia médico-legal participam do curso, iniciado em meados de novembro, que prepara o novo efetivo para posterior distribuição nas delegacias de São Luís e do interior.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews