Grupo de pesquisadores da UFMA cria biblioteca virtual gratuita

12 de novembro de 2015

/ Redação ImperaNews
A proposta da Saite Store é disponibilizar para livre acesso uma poderosa ferramenta de e-books para todos os tipos de dispositivos móveis.

 12/11/2015 às 23h30 - Redação ImperaNews
Inicialmente, estão sendo disponibilizados para downloads mais de 58 e-books. (Foto: Internet)
MARANHÃO - Uma inovação tecnológica 100% concebida e desenvolvida no Maranhão promete democratizar o aces­so à informação e facilitar a capacitação continuada dos mais diversos profissionais da área da Saúde. Trata-se da Saite Store, um aplicativo gratuito que funciona como uma verdadeira biblioteca de bolso, concebida por meio do Grupo Saite, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio da Unasus/MS.

A proposta da Saite Store é disponibilizar para livre acesso uma poderosa ferramenta de e-books (livros eletrônicos interativos) para todos os tipos de dispositivos móveis e categorizados por áreas temáticas. Os lançamentos são e-books dos mais diversos títulos, que serão contínuos, sempre desenvolvidos por profissionais altamente qualificados, a exemplo do professor Pasquale Ci­pro Neto.

Ele assina o conjunto de nove e-books sobre a temática de língua portuguesa, produzida com sua chancela para a Saite Store, após estudos que comprovaram a grande inabilidade de alunos e profissionais de várias áreas, no uso correto do idioma oficial do país. A iniciativa para produção de objetos de aprendizagem nessa área temática ocorreu pela necessidade observada pela Unasus/UFMA de fomentar estratégias para melhorar, prioritariamente, a comunicação escrita entre os tutores e alunos.

A Saite Store tem acesso totalmente livre e gratuito. Com a vantagem de oferecer, como maior diferencial, livros virtuais com design atrativo, dotados de animações gráficas interativas, de fácil uso e manuseio, sem necessidade de utilizar barras de rolagem de texto, o que torna a leitura bem mais fácil, dinâmica e atraente. E tudo isso em diversas resoluções compatíveis aos mais diversos tipos de smartphones, tablets e computadores.

Downloads
Inicialmente, estão sendo disponibilizados para downloads mais de 58 e-books, divididos nas seguintes áreas temáticas: Atenção Básica, Odontologia, Saúde da Pessoa Idosa, Nefrologia, Português, Assistência Farmacêutica, Redes de Atenção à Saúde e, em breve, Saúde Materno Infantil. Vale ressaltar que a produção de obras da Saite Store está apenas começando, com a proposta de ter diversos lançamentos mensalmente.

“O Grupo Saite, criador e gestor da Saite Store, tem um fluxo de produção inter e multidisciplinar, com uma equipe já estruturada para a pesquisa, desenvolvimento e produção em larga escala. Assim, estaremos disponibilizando novos títulos a cada mês, nas mais diversas áreas de interesse. Para 2016, já fo­ram iniciadas produções nas áreas de Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Planejamento e Gestão em Saú­de, o que totalizará mais de 25 novos lançamentos”, explica a professora doutora Ana Emília Figueiredo de Oliveira, coordenadora geral da Unasus/UFMA e Líder do Grupo de Pesquisa Saite.

Acesso
On e off-line
Na Saite Store, qualquer pessoa poderá fazer downloads ilimitados e gratuitos dos e-books, podendo depois acessar os conteúdos baixados em dispositivos móveis como celulares ou tablets (Android e iOS) e computadores, de forma off-line, ou seja, sem precisar estar conectado à internet.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews