Prorrogadas inscrições para edição regional do Projeto Rondon

31 de agosto de 2015

/ Redação ImperaNews
O nome da operação lembra a tragédia de 12 jovens estudantes secundaristas do município maranhense de Bacuri.

 31/08/2015 às 01h17 - Redação ImperaNews, com informações da assessoria
Gestores de IES e parceiro da edição regional do Projeto Rondon. (Foto: Divulgação/Assessoria)
MARANHÃO - Foi prorrogado até o dia 13 de setembro, o prazo para que as Instituições de Ensino Superior (IES), interessadas em participar do Projeto Regional/Especial, “Operação Bacuri”, efetivem sua inscrição e encaminhem as propostas de trabalho, por meio eletrônico. A edição especial do projeto, que terá a execução do Ministério da Defesa, em parceira com a Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), ocorrerá, de 15 a 30 de janeiro de 2016, em 10 municípios maranhenses que estão inseridos no Plano de Ações ‘Mais IDH’.

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) poderá inscrever até quatro propostas de trabalho de caráter extensionista por campi, sendo, obrigatoriamente, duas dentro das áreas do grupo A, que abrangem as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e duas dentro das áreas do grupo B, que contempla as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

O edital de convocação e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial. As propostas de trabalho deverão ser enviadas em formato PDF para o e-mail: operação.bacuri@defesa.gov.br

Participantes
Após a visita de uma equipe formada por representantes do Ministério da Defesa e da Seejuv, esta semana, as faculdades e universidades do estado, com o propósito de incrementar a adesão à participação dessas Instituições na ‘Operação Bacuri’, oito IES já garantiram participação na edição regional do Projeto Rondon no Maranhão.

Diretores e professores das Universidades Federal do Maranhão (Ufma), Estadual do Maranhão (Uema) e UniCeuma; e das Faculdades Fama/Pitágoras, Estácio, Cest, Iesma e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), se dispuseram a elaborar projetos que possam vir a ser inscritos no programa.

Operação Bacuri
Mais de 200 estudantes e professores universitários, de 20 Instituições de Ensino Superior (IES), trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.

O nome da operação lembra a tragédia de 12 jovens estudantes secundaristas do município maranhense de Bacuri, que tiveram suas vidas interrompidas quando iam da escola para casa, em abril de 2014. A Operação “Bacuri” será realizada de 16 a 30 de janeiro de 2016, contemplará 10 municípios do Estado e terá como Centro Regional a cidade de São Luis.

Durante a operação, os rondonistas poderão realizar diversas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes poderão trabalhar, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Cada município receberá 20 voluntários de duas diferentes instituições de ensino superior (IES). A intenção é fazer com que, desde o primeiro momento, as equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews