10/08/2015 às 20h46 - Redação ImperaNews, com informações do IFMA
O total de vagas ofertadas na edição 2016 é maior que a de 2015. (Foto: Divulgação/Assessoria)
|
As vagas serão oferecidas nos campi de Imperatriz, Alcântara, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Barreirinhas, Codó, Caxias, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Em São Luís, há vagas em três unidades – Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo.
No campus de Imperatriz serão oferecidas 440 vagas, nos cursos técnicos em Edificações, Informática, Eletromecânica, Química, Automação Industrial, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, nas modalidades integrada, concomitante e subsequente.
Vagas oferecidas por campus. (Fonte: IFMA) |
Segundo o IFMA, a quantidade de vagas ofertadas na edição 2016 do processo seletivo é maior que a de 2015 – de 4.225 passaram para 4.280.
Isenção da taxa
Os candidatos que pretendem concorrer às vagas com isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão preencher o formulário eletrônico, disponível no site do IFMA, no período de 17 a 18 de agosto de 2015. O procedimento também poderá ser realizado presencialmente, nos endereços indicados no edital.
Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenha perfil de renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos e for membro de família de baixa renda.
As vagas à Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição correspondem a 400% do total de vagas por Forma de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidas em cada Campus no Processo Seletivo 2016 do IFMA. A maior idade será utilizada como critério de desempate caso o número de candidatos aptos à isenção seja superior a esse limite.
Além da isenção de taxas, neste seletivo o IFMA adota o sistema de cotas. Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escolas públicas e 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência.
Provas
As provas serão compostas por 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático que será cobrado na prova encontra-se disponível no edital.
Para se inscrever no seletivo, o interessado deverá esperar a abertura do processo de inscrição, preencher o formulário eletrônico ou impresso e indicar e cidade de realização da prova, o campus em que deseja estudar, a forma de educação (Integrada, Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio); o curso a que deseja concorrer e se pretende se inscrever através do sistema de cotas.
O edital completo encontra-se disponível aqui.