20/06/2015 às 19h10 - Redação ImperaNews
A suspensão das matrículas faz parte das ações da categoria. (Foto: Divulgação/UFMA) |
De acordo com o Sintema, a paralisação é estendida a todos os campi da universidade, inclusive no município de Imperatriz. A assessoria de comunicação da UFMA informou que a suspensão faz parte das ações da categoria.
A greve de professores na UFMA foi deflagrada no dia 10 de junho, após votação em assembleia, realizada pela Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) - Seção Sindical do Andes – SN, em São Luís.
Os servidores pressionam o governo federal pela ampliação dos investimentos na educação. Entre as reivindicações dos professores estão melhores condições de trabalho, garantia de financiamento público estável e suficiente às instituições, abertura de concursos públicos e a reestruturação da carreira.
Na UFMA, além dos professores, os técnicos administrativos também deliberaram por greve. A pauta dos servidores reivindica, entre outros itens, reposição salarial de 27,3% no piso da tabela, considerando as perdas de janeiro de 2011 a julho de 2016; aprimoramento da carreira, com correção das distorções; piso de três salários mínimos; e o fim da terceirização, que, segundo os funcionários, retira direito dos trabalhadores.