Filmes baseados em livros serão exibidos gratuitamente na UFMA

19 de junho de 2015

/ Redação ImperaNews
Os filmes fazem parte da Mostra Cinema e Literatura. O evento é aberto a toda comunidade com entrada gratuita.

 19/06/2015 às 10h45 - Letícia Sekitani / ImperaNews
Os filmes serão exibidos todos os dias às 16h. (Foto: Reprodução Internet)
IMPERATRIZ - A Mostra Cinema e Literatura contará com cinco dias de exibição de longas-metragens. A iniciativa pertence à disciplina de Cultura e Literatura Brasileira do curso de Jornalismo da UFMA e tem o objetivo de evidenciar obras cinematográficas baseadas em livros. O evento ocorre entre os dias 22 e 26 de junho no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz. A entrada é gratuita.

A ideia surgiu dentro da disciplina como uma forma de se destacar alguns livros que viraram filmes. “A intenção é festejar livros que foram homenageados com uma produção em filme e ainda aguçar a curiosidade das pessoas sobre essas obras, que já viraram clássicos”, afirma o professor e organizador da mostra, Marcos Fábio Belo Matos.

Confira os filmes que serão exibidos:

Dia 22 (segunda-feira) - A Cartomante, filme de Wagner de Assis e Pablo Uranga, baseado no livro de Machado de Assis.

Dia 23 (terça-feira) - Vidas Secas, filme de Nelson Pereira dos Santos e Herbert Richers, baseado no livro de Graciliano Ramos.

Dia 24 (quarta-feira) - O Cheiro do Ralo, filme de Heitor Dhalia, com base no livro homônimo de Lourenço Mutarelli.

Dia 25 (quinta-feira) - Amor nos Tempos de Cólera, filme de Mike Newell, baseado no livro de Gabriel García Márquez

Dia 26 (sexta-feira) - Ensaio sobre a Cegueira, dirigido por Fernando Meirelles e baseado no livro de mesmo nome escrito por José Saramago.

Antes de cada sessão, será feita uma pequena abordagem sobre o livro que gerou o filme, para que os espectadores possam entender melhor a trama. A mostra é aberta à comunidade em geral e, em especial, a todos os alunos da universidade. Os filmes serão exibidos sempre às 16 horas, na UFMA campus Centro. A entrada é gratuita.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews