Ciretran de Imperatriz volta a aplicar prova teórica digital

11 de junho de 2015

/ Redação ImperaNews
O resultado da prova digital é entregue quando o candidato termina a avaliação, enquanto a prova escrita demanda cerca de três dias para correção.

 11/06/2015 às 11h50 - Redação ImperaNews
O candidato aprovado no exame teórico pode começar as aulas práticas no mesmo dia. (Foto: Reprodução Internet)
IMPERATRIZ - A partir desta quinta-feira (11), a prova digital nos exames teóricos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está reativada. Nos seis meses de suspensão do exame digital, eram aplicadas provas escritas.

Quase 2 mil exames teóricos são aplicados aos candidatos à 1ª habilitação, todos os meses. Com a suspensão do formato digital, o setor de habilitação conseguiu manter a quantidade de vagas, mas o retorno ao antigo sistema de prova escrita, em 1º de dezembro de 2014, gerou muita reclamação entre os usuários.

A prova teórica digital substitui a prova escrita, tornando o processo mais ágil. Na prova digital, o resultado é automático e entregue ao candidato ao final do tempo estipulado para sua aplicação.

Enquanto na prova escrita, o processo de correção é feito por funcionários e demora, em média, três dias para ser concluído. O certificado e licença para aprendizagem são entregues pelos Correios ao candidato aprovado na prova escrita somente cinco dias depois da aplicação.

De acordo com a coordenadora do setor de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, caso o candidato reprove, pode remarcar logo a nova prova. Se for aprovado, o candidato pode começar no mesmo dia as aulas práticas para tirar a 1ª CNH, pois recebe na saída o certificado e a licença de aprendizagem.

Além disso, a aplicação da prova digital gera economia de tempo e dinheiro, e o usuário não precisa pagar também a taxa de envio pelos Correios da documentação necessária para iniciar o curso prático.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews