Quem nao declarar IRPF pode ficar sem assumir vaga em concurso público

3 de maio de 2015

/ Redação ImperaNews
Existem órgãos que impedem a posse em cargo público, caso o candidato aprovado não esteja em dias com a declaração do imposto na Receita Federal.

 03/05/2015 às 13h54 - Diego Sousa / ImperaNews
Quem não presta contas com o leão, fica impedido de tomar posse na vaga. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - O prazo limite para enviar a Declaração do Imposto de Renda deste ano (IRPF 2015), sem o pagamento de multa, terminou na última quinta-feira (30). Mas, apesar de ainda ser possível fazer a declaração, milhares de brasileiros devem ficar com pendência na Receita Federal, como ocorre todos os anos.

Os candidatos que se preparam para concursos públicos e são obrigados a declarar o imposto não podem deixar de fazê-lo. Quem não declarar o IRPF pode ficar sem assumir vaga em concurso público, além de outras consequências, como ter dificuldade de viajar para o exterior, comprar a casa própria ou mesmo alugar um apartamento. Quem não presta contas com o leão pode, também, ter o CPF cancelado.

De acordo com informações da própria Receita, para conseguir fazer um financiamento imobiliário, a declaração é importante porque vai mostrar a capacidade de pagamento do empréstimo. Também existem imobiliárias que só negociam com quem apresenta a declaração, no caso de aluguel.

Já em relação às viagens internacionais, países como os Estados Unidos e Japão dizem não para quem não tem como comprovar a renda. Isso se o cidadão tiver passaporte, pois, pode ser que nem consiga tirá-lo, caso esteja inadimplente com a Receita Federal.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews