IRPF 2015: saiba como declarar o imposto de renda após o prazo

1 de maio de 2015

/ Redação ImperaNews
Ainda é possível fazer a declaração, mas o contribuinte estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do valor do imposto devido.

 01/05/2015 às 17h18 - Redação ImperaNews, com informações da Receita Federal
Quem não declarar o imposto pode ficar impedido de prestar concurso. (Foto: Reprodução/Internet)
BRASIL - Terminou na última quinta-feira (30) o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014, pela internet. De acordo com a Receita Federal, o contribuinte que deixou de fazer a declaração pode mandar o documento à Receita, a partir das 8h da próxima segunda-feira (3), mas estará sujeito ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do valor do imposto devido.

Durante o feriadão,o sistema ficará indisponível para receber a entrega de declarações atrasadas.

Assim que entregar a declaração com atraso e imprimir o recibo, o contribuinte já receberá a notificação da multa e o Darf (boleto) para pagamento, que pode ser impresso no próprio programa do Imposto de Renda. Além do Darf, devem ser impressos o recibo e a notificação de lançamento.

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda?
A Declaração de Ajuste Anual serve como comprovante de vínculo com o Brasil para tirar uma série de vistos, como o americano, além de comprovante de renda para alugar ou financiar imóveis, principalmente no caso de profissionais autônomos.

Se a pessoa estava obrigada a declarar e não o faz seu CPF, fica com status de "pendente de regularização'' no ano seguinte, o que impede a pessoa de tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa no caso de venda de imóvel e pode ter problemas para movimentar a conta no banco.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews