Inscrições para o Programa CNH Jovem começam no dia 1º de julho

10 de maio de 2015

/ Redação ImperaNews
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Detran, até o dia 31 de julho.

 10/05/2015 às 13h39 - Diego Sousa / ImperaNews
Os selecionados deverão entregar os documentos no Detran. (Foto: Diego Sousa / ImperaNews)
MARANHÃO - Jovens com idade entre 18 e 21 anos e que fizeram as três séries do ensino médio em escolas da rede pública podem participar do Programa CNH Jovem, cujas as inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de julho. O programa vai oferecer 2.000 vagas para que jovens de baixa renda possam tirar a carteira de motorista gratuitamente.

De acordo com governo do Estado, o CNH Jovem vai estimular a participação dos estudantes de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que metade das vagas oferecidas será destinada àqueles com melhor desempenho na prova.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), divulgou edital com os critérios, procedimentos e o calendário geral do programa. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Detran, até o dia 31 de julho.

Segundo o Governo, 50% das vagas serão destinadas aos inscritos com melhores pontuações no Enem 2014. Os outros 50% serão distribuídos por sorteio. Conforme o calendário, a lista dos estudantes selecionados por sorteio será divulgada no dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude – data em que o Governo do Maranhão receberá da Caixa Econômica Federal a relação dos mil sorteados pelo sistema da Loteria Federal.

Na fase seguinte, os dois mil selecionados (pela nota do Enem e por sorteio) terão de 20 de agosto a 30 de setembro para comparecerem ao Detran, munidos dos documentos exigidos no programa, para a abertura do Cadastro Renach, momento em que será feita a opção pela categoria da Permissão para Dirigir (A, B ou AB).

De acordo com o diretor-geral do Detran, "as inscrições serão online, assim como a adesão dos Centros de Formação de Condutores, os quais contribuíram na regulamentação do programa por meio de audiência pública”.

A matrícula gratuita no curso de formação teórico e prático ficará a cargo de cada beneficiário do programa, que poderá escolher, livremente, dentre os Cursos de Formação de Condutor credenciados no Detran.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews