05/05/2015 às 12h09 - Redação ImperaNews, com informações da assessoria
Governo deve organizar concurso para agente penitenciário em breve. (Foto: Reprodução/Internet)
|
Na faixa etária de 25 a 37 anos, boa parte dos aprovados não tem experiência em ambientes prisionais, mas este não foi um critério eliminatório. O seletivo levou em conta, inicialmente, o histórico curricular e o bom comportamento familiar, social e profissional. É o caso de Josias de Jesus dos Reis, de 31 anos. Casado, ele trabalhava como vigilante em uma empresa privada de segurança. “É muito diferente, aqui o contato com o detento é direto e permanente. Minha esposa, por medo, não queria que eu aceitasse, mas é tranquilo, graças a Deus”, disse.
De olho no concurso
Já Adriana de Jesus Costa, 37, trabalhava no setor administrativo da unidade e trocou relatórios e planilhas pela lida com os internos. “Vai ser uma experiência extremamente válida pra mim”, afirmou. Ela resolveu apostar o futuro na carreira de segurança prisional e está de olho no concurso público para agente penitenciário.
As provas ainda não têm data marcada. Até que saia o edital, por decisão do governador Flávio Dino, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) vai ampliar as contratações temporárias para reforçar a segurança nos presídios. A próxima será de 500 vagas para agentes penitenciários em todo o Estado, com salário médio de R$ 3,5 mil.