Site avalia situação do ensino em cada escola pública do Brasil

5 de abril de 2015

/ Redação ImperaNews
A ferramenta une informações de diversas bases de dados do Inep e traz um panorama detalhado de cada uma das escolas públicas do país.

 05/04/2015 às 12h58 - Diego Sousa / ImperaNews
As escolas públicas de Imperatriz estão incluídas nas bases de dados do site. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - Imagine um site em que pais, professores, estudantes, gestores públicos ou qualquer pessoa interessada em saber como está a situação de uma escola pública possa fazer essa consulta e cobrar por resultados. Essa ferramenta existe. O Portal Escola que Queremos une informações de diversas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e traz um panorama detalhado de cada uma das escolas públicas do país.

O curioso desse projeto é que ele é resultado de uma competição de hackers sobre dados educacionais. A maratona foi organizada pelo Inep para que fossem produzidos aplicativos, softwares e análises sobre a situação da educação no país, a partir da base de dados do instituto. O projeto garantiu a primeira colocação na disputa.

Ao consultar o sistema, o usuário pode conferir, além do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), informações sobre quatro dimensões:

Infraestrutura: se a escola tem ou não biblioteca, sala de informática, quadra de esportes, acesso a água, luz e rede de esgoto;

Funcionamento: se a unidade tem merenda de qualidade, livro didático para todos e projeto pedagógico, por exemplo;

Participação: se a comunidade participa das decisões que são tomadas pela direção, se existe conselho de classe e reunião de pais frequentes;

Formação: como anda a formação dos professores que trabalham na escola e outras informações sobre a equipe pedagógica da instituição.

Também é possível comparar a situação da unidade com a de outras escolas do município, estado ou com a média nacional. Outro objetivo do projeto é estimular a mobilização social. Após consultar os dados de uma escola, o usuário pode clicar no botão “Entre em ação!” que traz informações sobre como reivindicar melhorias junto ao governo municipal ou estadual.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews