16/03/2015 às 07h00 - Letícia Sekitani / ImperaNews
A meta é conseguir R$ 6 mil para custear a viagem. (Foto: Divulgação) |
O estudante de 17 anos apresentará o projeto “Reutilização de materiais recicláveis como eixo temático para o ensino de química e biologia: refletindo a prática da educação ambiental”. Segundo ele, a ideia do tema veio da carência de material e de uma aula mais dinâmica nessas duas disciplinas, que são experimentais.
“Tive umas ideias e falei com meus professores que me ajudaram e viraram meus orientadores”, relata o estudante. Na realização do projeto, Kairon contou com a orientação do ex-professor de biologia Carlos Pereira Martins e com o co-orientador Zilmar Timóteo Soares, atual professor da disciplina.
Exemplos das práticas desenvolvidas pelo estudante são a centrífuga feita com hélices de ventiladores, as apostilas feitas de material reciclado e substituição dos ácidos tradicionais por ácidos de frutas cítricas.
Quando questionado sobre o custeio da viagem ao Equador, Kairon conta que a escola não tem como pagar e por isso, os amigos estão fazendo uma campanha para arrecadar doações pelo Facebook. A meta é conseguir R$ 6 mil para custear as passagens, hospedagem e alimentação.
O jovem cientista contou que já perdeu um evento que ocorreu no México por falta de recursos. Mas ele não fica parado e não desiste. Para conseguir o dinheiro, Kairon vende doces na escola, no estágio e no cursinho que frequenta.
Os interessados a contribuir financeiramente com a apresentação do projeto do estudante podem depositar qualquer quantia na conta do Banco do Brasil, agência 0554-1, conta corrente 83.919-5.