Professora da UFMA lança livro sobre a primeira rádio de Imperatriz

4 de fevereiro de 2015

/ Redação ImperaNews
O livro foi dividido em episódios que visualizam a trajetória da rádio, a partir do processo de licitação, instalação da rádio, inauguração, até a venda da emissora.

 04/02/2015 às 10h58 - Redação ImperaNews, com informações da assessoria
Nayane Brito é jornalista e professora da UFMA em Imperatriz. (Foto: Catherine Moura/UFMA)
IMPERATRIZ - O livro "Ondas da Memória: a pioneira Rádio Imperatriz", que registra a trajetória da primeira rádio da cidade, será lançado neste sábado (7), na Academia Imperatrizense de Letras (AIL). A obra é resultado de pesquisas iniciadas há quatro anos pela jornalista Nayane Brito, que também é professora do curso de Jornalismo no campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão.

Sobre o livro, Nayane afirma que não foram poucos os desafios na produção. Dentre a falta de arquivos, de preservação da memória local, Nayane foi "encontrando ouro em meio ao garimpo", como ela descreve.

A Rádio Imperatriz, fundada em 1978, é a primeira emissora legalizada da cidade, e a partir de então se inaugura em uma nova forma de comunicação e a rádio já surge com o Jornalismo, tendo atuação significativa para a comunicação regional.

O livro foi dividido em episódios que visualizam a trajetória da rádio, a partir do processo de licitação, instalação da rádio, inauguração, fatos marcantes, o jornalismo, esporte, até a venda da emissora. Em suma, foram 31 entrevistados, não apenas profissionais que trabalharam na rádio, mas também ouvintes e pessoas que testemunharam os momentos do veículo radiofônico.

A escritora destaca que essa é uma obra para a sociedade imperatrizense, cujo livro pretende documentar a história e disseminar o conteúdo para aqueles que desconhecem essa trajetória. Ela convida a todos para a noite de lançamento. "Estão todos convidados. Espero que seja um momento de alegria e de compartilhar conhecimentos. Vai ser um momento da realização de um sonho, o de publicar um livro", finaliza.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews