Graves problemas podem ser gerados por líderes despreparados

12 de fevereiro de 2015

/ Redação ImperaNews

 12/02/2015 às 07h08 - Coluna Motivação / ImperaNews
Você conhece um líder que pressiona demais os colaboradores e só se interessa pelos resultados? Já teve um chefe amigão que ouve seus problemas, mas enrola o dia inteiro? Pesquisas sobre gestão de carreira e negócios apontam que 85% dos líderes não possuem as competências necessárias para gerir pessoas. As empresas promovem colaboradores despreparados para cargos de chefia e geram graves problemas. Vamos ver os quatro erros básicos da liderança.

1º Erro - Comunicação deficiente: muitos líderes pressupõem que seus liderados entenderam o que deve ser feito. Eles não checam se a equipe compreendeu bem o que foi solicitado. Resultado: erros de processo e metas não cumpridas. O ideal é que o líder faça perguntas e se certifique de que a informação foi entendida na totalidade.

2º. Erro - Não saber dar feedbacks: cerca de 90% dos líderes não sabem dar feedbacks aos seus liderados e quando tentam, acabam espalhando medo, tristeza e raiva no ambiente de trabalho. O feedback eficaz contempla quatro pontos: resultado, comportamento, plano de ação e acompanhamento. Caso o líder não leve em consideração esses itens, o feedback não será eficaz.

3º. Erro - Não saber delegar: muitos líderes preferem fazer determinadas tarefas por achar que ninguém é capaz de realizar o trabalho tão bem quanto eles. O resultado é a operacionalização do seu serviço. O líder não se dá conta de que é um gestor de pessoas, e tarefas operacionais devem ser exceção e não a regra.

4º. Erro - Não motivar a equipe: estatísticas mostram que 66% das pessoas saem da empresa por causa do líder. É comum observar líderes que só pensam em resultados, não direcionam o liderado nas tarefas ou deixam correr tudo solto. O líder inspirador trata cada um de modo diferenciado, considera as diferenças e consegue potencializar o melhor de cada um.

Conjugar o verbo liderar em um mundo cada vez mais incerto, complexo e veloz é um desafio diário e exige muito estudo, paciência e prática. O líder que observar os quatro pontos que comentamos dá início a uma espiral ascendente na empresa que leva a resultados mais efetivos, gerando um ambiente propício a mudanças.

© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews