Conheça cinco aplicativos para usar durante as festas de Carnaval

12 de fevereiro de 2015

/ Redação ImperaNews
Eles oferecem serviços que vão desde a concentração e horário dos blocos de rua, até a localização de banheiros públicos próximos.

 12/02/2015 às 15h20 - Ana Elisa Santana / Agência Brasil

Muitos aplicativos podem ajudar bastante durante as festas de Carnaval. (Foto: Reprodução/Internet)
BRASIL - Na hora de aprontar os detalhes para o carnaval, entram no planejamento a escolha dos blocos para cair na folia, a compra dos itens para as fantasias, maquiagem pra encarnar o personagem, água pra manter a hidratação. E por que não aproveitar a tecnologia para tornar algumas coisas mais práticas?

Muitos aplicativos podem ajudar a nossa vida durante as festas de carnaval. Eles oferecem serviços que vão desde a concentração e horário dos blocos de rua, até a localização de banheiros públicos próximos. Abaixo, selecionamos alguns que são gratuitos e úteis para cair na folia:

1. Piriri app

Um grande drama dos foliões de rua é a dificuldade para ir ao banheiro. Há cidades como o Rio de Janeiro e Salvador, que fazem fiscalização e multam quem urinar na rua (na capital carioca, o valor é de R$ 170). Se você quer sair do aperto sem perder muito da festa, uma opção é usar o Piriri app. O serviço mostra, com um mapa de arredores feito a partir de sua localização, quais banheiros públicos estão mais próximos. É possível, também, acrescentar banheiros novos a exemplo dos boxes químicos que são colocados nas ruas pelas prefeituras.

2. Find my friends (Encontre meus amigos)

Todo mundo já passou por isso um dia: você se vira para comprar uma bebida e, quando se dá conta, não consegue mais encontrar seus amigos. Pra completar, o sinal está ruim devido à aglomeração de pessoas e o celular não atende. Usando o Find My Friends (Encontre meus amigos), você pode pedir que o celular faça a localização dos seus amigos via geolocalização, o famoso GPS. Também é possível enviar, pelo aplicativo, mensagens informando o local onde está.

3. Onde está meu trio? Onde está meu bloco?

Diversos aplicativos facilitam a festa dos foliões mostrando a localização, data e horário de concentração dos blocos e rios elétricos de diversas cidades. Um exemplo é o Onde está meu trio, desenvolvido governo do Estado da Bahia, que mostra a localização dos blocos em todos os circuitos de Salvador, além de oferecer a possibilidade de que o usuário compartilhe nas redes sociais a sua localização. Há também os aplicativos Carnaval de Rua 2015 São Paulo, Carnaval Recife 2015, Blocos do Rio, Carnaval Vitória 2015, Folia 2015... todos eles com a mesma iniciativa. O Carnaval 2015 Brasil, disponível apenas para Android, tem programações de outras cidades pelo país como Belo Horizonte.

4. Dicas para turistas

O aplicativo Fousquare ficou popular por dar a opção aos usuários de fazer "check-in" nos lugares onde eles estão, compartilhando tudo nas redes sociais. Mas depois de uma reformulação, o app deixou os check-ins de lado e agora concentra apenas dicas de diversos locais; de parques a restaurantes; teatros a casas noturnas. É uma boa opção para que os foliões que vão passar o carnaval em uma cidade desconhecida não percam tempo sem saber para onde ir. Assim sobra mais tempo pra festejar!

5. De olho no céu

Boa parte dos foliões não se importa com a chuva quando a festa está boa. Mas para quem se preocupa em deixar a fantasia impecável, ou apenas não quer ser surpreendido com uma tempestade ou um calorão, aplicativos que mostram a previsão do tempo são bons companheiros nos dias de folia. O Climatempo oferece serviço gratuito, assim como os apps Radar Meteorológico e Weather Underground (em inglês). Vale pesquisar para baixar o que você achar melhor.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews