Imperatriz vai sediar I Festival Gastronômico da Região Tocantina

O evento está previsto para ocorrer entre 10 e 20 de maio, sempre de quinta a domingo.

7 de fevereiro de 2018

/ Redação ImperaNews
Organizadores reunidos na sede da Associação Comercial. (Foto: Assessoria)
IMPERATRIZ - O Sebrae no Maranhão e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) iniciaram os preparativos para o primeiro festival gastronômico de comida regional da região tocantina, que será realizado em maio. A primeira reunião técnica aconteceu na última semana, na sede da ACII, onde foram acordados os primeiros passos a serem dados e as definições técnicas para a realização do evento.

Os técnicos do Sebrae e os diretores da ACII definiram que o festival acontecerá entre 10 e 20 de maio, sempre de quinta a domingo, como uma forma de permitir que os restaurantes possam se planejar para a demanda e permitir que as famílias de imperatriz possam ir com mais tranquilidade aos estabelecimentos participantes.

“Um dos principais objetivos ao organizar o festival gastronômico é promover a inovação gastronômica como forma de gerar melhores oportunidades de negócios. Imperatriz é o portal de entrada do polo de Chapada das Mesas e terá um grande incentivo ao turismo, cuja gastronomia é nicho de mercado típico das micro e pequenas empresas e, portanto, cabe ao Sebrae incentivar o seu desenvolvimento”, afirmou o coordenador estadual de turismo do Sebrae, Luiz Walter Muniz.

Para o presidente da ACII, Hélio Araújo, o investimento em turismo pode trazer bons resultados para a região. “O turismo tem um grande potencial para gerar retorno ao empresariado local. O Sebrae sempre foi um grande parceiro e vamos trabalhar em conjunto na realização deste evento, até porque a instituição já tem expertise na organização de grandes eventos como este”, disse.

O Festival gastronômico de Imperatriz tomará como base para planejamento e organização, as experiências dos festivais gastronômicos que o Sebrae organizou em 2015 e 2017 nos polos de São Luís e Floresta dos Guarás, que reuniu mais de 50 restaurantes em nove municípios da grande São Luís e do Litoral Ocidental.

“Tivemos muito sucesso de público e de engajamento de restaurantes dessas cidades. Vamos levar esta experiência para o sul do Maranhão”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Definições
Entre as principais decisões tomadas na reunião, ficou determinado que para participar do Festival Gastronômico de Imperatriz será necessário que os restaurantes sejam formalizados, estejam na área de abrangência do festival, engajados de alguma forma nos projetos do Sebrae e da ACII e participem das ações que antecedem o festival.

“Estas são decisões preliminares. Ainda vamos refinar esses pontos em novas reuniões técnicas, mas em linhas gerais, será desta forma que vamos organizar o evento. Vamos agora buscar, junto com a ACII outras parcerias institucionais locais, para que seja uma ação realmente alavancadora do segmento de alimentação fora do lar em Imperatriz e região”, comentou a gerente substituta da Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz, Márcia Maria Martins Ferreira.

Também estiveram presentes à reunião, o vice-presidente da ACII, Guilherme Maia, o diretor jurídico, Edimar de Oliveira Nabarro, o ex-presidente da ACII, Jairo Almeida e os analistas técnicos do Sebrae, Alysson Oliveira e Aline Maracaípe.

Acompanhe mais informações sobre Imperatriz e região no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews