Últimos dias para realizar inscrição no Enem 2017

16 de maio de 2017

/ Redação ImperaNews
Prazo segue até às 23h59, desta sexta-feira, 19 de maio. Taxa de R$ 82 pode ser paga até dia 24, respeitando o horário de compensação.

 16/05/2017 às 12h50 - Camila Marinho / ImperaNews
As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ – Termina na próxima sexta-feira (19), às 23h59, o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Os interessados devem acessar o Sistema de Inscrição por meio do endereço (enem.inep.gov.br/participante). O valor da taxa de inscrição é de R$ 82,00 e o boleto precisa ser pago até dia 24 de maio, em qualquer agência bancária, lotéricas ou nos Correios.

Conforme o último balanço de inscrições divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,9 milhões de candidatos já haviam efetivado inscrição até às 11h desta terça-feira (16). 

ISENÇÃO
Desde a abertura das inscrições, muitos participantes de baixa renda têm relatado dificuldades para conseguir o benefício. Segundo o Ministério da Educação, as regras de isenção da taxa seguem as mesmas, mas o Inep mudou a forma de comprová-las. Uma delas é que a autodeclaração de renda deixou de ser aceita. Nesta edição, apenas três grupos terão direito à isenção do pagamento: 
  • Concluintes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino, a isenção é automática. 
  • Membros de família de baixa renda que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Decreto 6.135/2007) e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 
  • Membros de família com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada (Lei 12.799/2013).
A isenção deve ser solicitada no Sistema de Inscrição por meio de Declaração de Carência Socioeconômica. Se a solicitação não for aceita o sistema vai gerar, automaticamente, a Guia de Recolhimento da União (GRU). Participantes que tentarem burlar a política de isenção do Enem 2017 poderão, conforme o edital, ser eliminados do Enem a qualquer momento.


Acompanhe mais informações sobre o Enem 2017 no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews