Governo do MA anuncia abertura de inscrições para intercâmbio internacional

9 de maio de 2017

/ Redação ImperaNews
O programa “Cidadão do Mundo” oferece 80 vagas para estudantes da rede pública, com idade entre 18 e 24 anos.

 09/05/2017 às 14h28 - Redação ImperaNews, com informações da assessoria
Nesta edição, a Cidade do Cabo e Madrid se somaram aos destinos oferecidos. (Foto: Divulgação/Assessoria)
IMPERATRIZ - O Governo do Maranhão abre novas oportunidades de intercâmbio internacional para alunos egressos da rede pública com o lançamento da terceira edição do Programa ‘Cidadão do Mundo’. O edital com as normas e os procedimentos será lançado às 18h desta quarta-feira (10), na cidade de Imperatriz.

O novo edital oferece 80 vagas para jovens com idade entre 18 e 24 anos, sendo 45 para estudar Inglês, 25 para Espanhol e 10 para Francês. O programa coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), permite que jovens maranhenses tenham oportunidade de fazer um intercâmbio fora do país e custeado pelo Governo do Estado.

“O ‘Cidadão do Mundo’ é mais um programa exitoso do Governo Flávio Dino. Chegar à terceira edição significa a consolidação deste programa enquanto política de Estado. Temos resultados positivos das duas primeiras edições e, certamente, essa terceira edição terá o mesmo sucesso e a mesma qualidade que nós obtivemos nas anteriores”, diz o secretário da Secti, Jhonatan Almada.

O edital 2017 traz algumas mudanças nos requisitos de participação. Para garantir condições igualitárias para candidatos do interior e da capital, o processo seletivo terá apenas uma etapa, que é a de verificação dos requisitos constantes no edital. Entre eles, ser aluno egresso do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundação sem fins lucrativos; ter obrigatoriamente realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição; estar matriculado e frequentando, há pelo menos um ano, instituição de ensino superior no Maranhão (pública ou privada); ter obtido em 2016 aprovação com média acima da nota sete (ou equivalente) em todas as matérias cursadas; e nunca ter realizado uma viagem internacional.

O curso de imersão e o teste final, etapas realizadas nas edições anteriores do programa, foram eliminados por representarem entrave para a participação dos estudantes do interior, que tinham de ir a São Luís. Agora, a nota do Enem será o critério de desempate, e o curso presencial será substituído por online com suporte de professores.

“Além das mudanças nos critérios de participação, o Programa também tem como novidade a inclusão de dois lugares nos destinos oferecidos no intercambio. Agora será possível que os estudantes façam o curso na Cidade do Cabo (África do Sul) e Madrid (Espanha), que se somam a Boston (EUA), Toronto e Quebec (Canadá), destinos presentes também nas últimas edições”, completa o secretário.


Inscrições - As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://web.secti.ma.gov.br/cidadaodomundo , com preenchimento do formulário eletrônico que estará disponível após o lançamento do programa, dia 10 de maio, às 18h. No momento da inscrição, juntamente com seus dados, o candidato deverá escolher entre três idiomas pretendidos (inglês, francês ou espanhol).

Acompanhe mais informações sobre esse e outros seletivos no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews