Polícia Federal confirma 1.758 vagas para concurso público em 2017

8 de abril de 2017

/ Redação ImperaNews
Órgão aguarda apenas a autorização do Ministério do Planejamento para contratar a banca organizadora e publicar o edital.

 08/04/2017 às 13h37 - Redação ImperaNews
 Alterada às 16h25 do dia 08/04/2017 para correção*
As vagas são para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Perito. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - O novo concurso da Polícia Federal (PF) está cada vez mais próximo. O certame foi autorizado e protocolado pela Coordenadoria-Geral de Recursos Humanos da Polícia Federal, e aguarda apenas a análise do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para liberação de verbas orçamentárias. Já está confirmado que a oferta será de 1.758 vagas.

O objetivo do concurso é preencher 600 vagas para o cargo de Agente, 600 para Escrivão, 558 vagas para Delegado e 67 oportunidades para Perito. Após a autorização do MPOG, o órgão poderá iniciar então, os trâmites de contratação da banca organizadora. A previsão é de que o edital de abertura seja publicado em até três meses após a sinalização do Ministério do Planejamento.

Para concorrer aos cargos da PF, é necessário possuir curso de nível superior e carteira de habilitação categoria “B”. A seguir as exigências e atribuições de cada um dos cargos:

Agente de Polícia Federal
REQUISITO: diploma de conclusão de curso de nível superior, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

ATRIBUIÇÕES: executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Escrivão de Polícia
REQUISITO: diploma de conclusão de curso de nível superior, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

ATRIBUIÇÕES: dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais, dirigir veículos policiais; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Delegado de Polícia Federal
REQUISITO: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharel em Direito, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

ATRIBUIÇÕES: instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, supervisionar e executar missões de caráter sigiloso, participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o Órgão na consecução dos seus fins.

Perito Criminal
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior na área de atuação.

ATRIBUIÇÕES: realizar exames periciais em locais de infração penal, realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados, na prática de infrações penais, proceder pesquisas de interesse do serviço, coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais, participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento das mesmas, desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

* Notícia alterada às 16h25 para correção no nome do órgão. O texto é sobre o órgão Polícia Federal, no entanto, este site de notícias divulgou como sendo Polícia Rodoviária Federal. Todas as correções já foram feitas. Pedimos desculpas pelo transtornos.

Acompanhe mais informações sobre esse e outros concursos no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews