Estudantes do curso de Direito da UFMA doam sangue em trote solidário

19 de abril de 2017

/ Redação ImperaNews
O Hemomar de Imperatriz recebe, em média, 1.300 doações por mês, no entanto, precisa de 30% a mais de doadores para manter os bancos abastecidos.

 19/04/2017 às 11h10 - Redação ImperaNews, com informações da UFMA
A iniciativa é do Centro Acadêmico José Agenor Dourado (Cajado). (Foto: Divulgação/Assessoria)
IMPERATRIZ – O Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) de Imperatriz é o principal banco de sangue da Região Tocantina e necessita de doações para pacientes da cidade e de localidades vizinhas. Com o intuito de incentivar o trote solidário da universidade, os estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, realizaram uma campanha de doação de sangue com os alunos do primeiro período a fim de contribuir com o estoque do Hemomar. A iniciativa é do Centro Acadêmico José Agenor Dourado (Cajado).

O estudante do 8° período e coordenador geral do Cajado, Antônio Jefferson Sousa Sobral, explicou que anualmente o curso de Direito realiza trotes solidários. Neste semestre, visando contribuir com a campanha de doação de sangue, os calouros foram incentivados a contribuírem com o Hemomar. “Eu fiquei muito feliz com a participação não só dos alunos do primeiro período, mas de outros também. Eu espero que nossa ação incentive os demais cursos da UFMA a sentirem sensibilizados em doar”, declarou.

O Hemomar de Imperatriz recebe, em média, 1.300 doações por mês, no entanto, precisa de 30% a mais de doadores para manter os bancos abastecidos. O órgão que mais solicita sangue é o Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão). Por mês, 900 bolsas, o que equivale a 405 litros de sangue, deixam o hemocentro com destino ao Socorrão. Os principais fatores da necessidade das bolsas de sangue são acidentes de trânsitos e cirurgias.

Saiba mais
Para realizar a doação é necessário apresentar o número do RG e possuir mais de 18 anos. Menores podem ser doadores sob representação dos responsáveis legais. Antes de doar, são realizados vários exames, de hepatite, chagas, anemia, HIV e outros, gratuitamente pela unidade do Hemomar. Com a constatação da qualidade da saúde do doador, a coleta já pode ser iniciada. Vale lembrar que o doador deve se dirigir à coleta bem alimentado.

Acompanhe mais informações sobre educação no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews