19/04/2017 às 11h10 - Redação ImperaNews, com informações da UFMA
A iniciativa é do Centro Acadêmico José Agenor Dourado (Cajado). (Foto: Divulgação/Assessoria) |
O estudante do 8° período e coordenador geral do Cajado, Antônio Jefferson Sousa Sobral, explicou que anualmente o curso de Direito realiza trotes solidários. Neste semestre, visando contribuir com a campanha de doação de sangue, os calouros foram incentivados a contribuírem com o Hemomar. “Eu fiquei muito feliz com a participação não só dos alunos do primeiro período, mas de outros também. Eu espero que nossa ação incentive os demais cursos da UFMA a sentirem sensibilizados em doar”, declarou.
O Hemomar de Imperatriz recebe, em média, 1.300 doações por mês, no entanto, precisa de 30% a mais de doadores para manter os bancos abastecidos. O órgão que mais solicita sangue é o Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão). Por mês, 900 bolsas, o que equivale a 405 litros de sangue, deixam o hemocentro com destino ao Socorrão. Os principais fatores da necessidade das bolsas de sangue são acidentes de trânsitos e cirurgias.
Saiba mais
Para realizar a doação é necessário apresentar o número do RG e possuir mais de 18 anos. Menores podem ser doadores sob representação dos responsáveis legais. Antes de doar, são realizados vários exames, de hepatite, chagas, anemia, HIV e outros, gratuitamente pela unidade do Hemomar. Com a constatação da qualidade da saúde do doador, a coleta já pode ser iniciada. Vale lembrar que o doador deve se dirigir à coleta bem alimentado.
Acompanhe mais informações sobre educação no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.