Uema lança edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica 2017

6 de março de 2017

/ Redação ImperaNews
O objetivo do Programa é estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais.

 06/03/2017 às 22h05 - Redação ImperaNews, com informações da Uema
As inscrições devem ser realizadas em São Luís ou via Sedex, até 12 de abril. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2017. O objetivo do Programa é estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da Uema, além de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de abril, na Coordenadoria de Pesquisa da PPG, das 9h às 18h. As propostas de inscrição provenientes dos campi instalados nas demais regiões, isto é, fora da capital, poderão ser encaminhadas pelo serviço de correspondência (protocolo) da Uema ou via correio por Sedex. Será considerada a data da postagem, que deverá estar dentro do período estabelecido no Edital.

Neste ano, o PIBIC conta com quatro modalidades: CNPq/Uema/Fapema, Internacionalização, Sustentabilidade e Ações Afirmativas.

 Modalidade CNPq/Uema/Fapema
Nesta modalidade, o objetivo é estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da Universidade, despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa, além de contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

Modalidade InternacionalizaçãoNa modalidade Internacionalização, busca-se envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais com grupos de instituições de ensino e/ou pesquisa localizados fora do Brasil, com o intuito de promover a cooperação internacional.

Modalidade SustentabilidadeVisando a ambientalização dos campi da Universidade Estadual do Maranhão, a modalidade Sustentabilidade busca promover um ambiente saudável e a segurança ambiental dentro dos campi da instituição.

Modalidade Ações Afirmativas
Esta modalidade busca ampliar a oportunidade de formação técnico-científica a estudantes, cuja inserção no ambiente acadêmico ocorreu por uma ação afirmativa (sistema especial de reserva de vagas), para fortalecer a política de ações afirmativas, já existente na UEMA.

Os interessados devem ficar atentos aos requisitos e à documentação exigida nos editais de cada modalidade, que podem ser acessados abaixo:

Modalidade CNPq.Uema.Fapema
Modalidade Internacionalização
Modalidade Sustentabilidade
Modalidade Ações Afirmativas


Acompanhe mais informações sobre esse e outros seletivos no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews