Jornalismo e Direito da UFMA são os melhores cursos de Imperatriz no Enade 2015

10 de março de 2017

/ Redação ImperaNews
O resultado do Enade é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior no país.

 10/03/2017 às 17h00 - Diego Sousa / ImperaNews
Jornalismo e Direito da UFMA Imperatriz ocupam a quinta e sexta posição no estado. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - O Ministério da Educação (MEC) publicou, na última quarta-feira (8), as notas obtidas pelas instituições de ensino superior na avaliação de cursos por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2015). O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior no país.

Em 2015, foram avaliados os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Os índices de qualidade dos cursos avaliados pelo MEC são classificados numa escala que varia de 1 a 5, sendo que os conceitos abaixo de 3 são considerados insuficientes.

Em Imperatriz, pelo menos 13 cursos foram avaliados no Enade 2015, sendo que oito deles tiveram nota abaixo do conceito 3. Os cursos mais bem avaliados da cidade foram: Jornalismo, seguido pelo curso de Direito, ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que tiveram conceito 4. O terceiro colocado foi o curso de Ciências Contábeis, também oferecido pela UFMA, e obteve conceito 3. Confira as notas obtidas pelos cursos da cidade:

Conceito 4 – Jornalismo e Direito (UFMA);
Conceito 3 – Ciências Contábeis (UFMA), Administração (Uema) e Administração (Unisulma);
Conceito 2 – Direito (Unisulma), Direito (Fest), Administração (Pitágoras), Direito (Facimp), Administração (Facimp) e Ciências Contábeis (Facimp);
Conceito 1 – Ciências Econômicas (Facimp) e Ciências Econômicas (Fest).

Melhores do Maranhão
Considerando todos os cursos avaliados no Maranhão, a UFMA também teve os cursos mais bem colocados no Enade 2015. Os cursos de Administração e Psicologia obtiveram conceito 5 (nota máxima). Em terceiro lugar ficou o curso de Administração da Faculdade Brasileira de Estudos Avançados (Fabea), seguindo do curso de Direito (UNDB). Os cursos de Jornalismo e Direito da UFMA Imperatriz ocupam a quinta e sexta colocações.

Índice Geral de Cursos
O MEC divulgou, também, os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC), que é atualizado anualmente e apresenta o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil. O IGC inclui a nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o MEC, o índice sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

No IGC, as instituições de ensino superior de Imperatriz obtiveram os seguintes conceitos:

Faculdade Pitágoras – 3
Faculdade de Imperatriz (Facimp) – 3
Instituto de Educação Superior do Sul do Maranhão (Unisulma) – 3
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – 3
Universidade do Ceuma (Uniceuma) – 3
Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – 3
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 3
Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest) – 3

Acompanhe mais informações sobre esse Educação  no Portal ImperaNews e por meio da página na rede social: www.fb.com/portalimperanews.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews