Governo do Estado concede bolsas para mestrandos e doutorandos

11 de novembro de 2015

/ Redação ImperNews
Os recursos de R$ 4,1 milhões são voltados para pesquisadores de programas que não sejam contemplados pelas instituições de ensino sediadas no Maranhão.

 11/11/2015 às 22h40 - Redação ImperaNews, com informações da assessoria
O início da vigência das bolsas está previsto para fevereiro de 2016. (Foto: Reprodução/Internet)
MARANHÃO - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está com edital aberto para a concessão de bolsas para mestrandos e doutorandos. Os recursos de R$ 4,1 milhões são voltados, prioritariamente, para estudantes e pesquisadores de programas que não sejam contemplados pelas instituições de Ensino Superior sediadas no Maranhão.

O Edital nº18/2015, publicado na página da Fapema, traz o cronograma completo do processo de seleção. Os interessados têm até o dia 13 deste mês para realizar as inscrições online. Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, “essas bolsas dão o apoio para que os pós-graduandos se especializem em áreas que ainda não são ofertadas no Maranhão e possam trazer esse conhecimento para cá. O retorno que pedimos é esse”.

Estão inclusas bolsas de mestrado com duração de 24 meses, e de doutorado, dentro e fora do Brasil, com duração de 48 meses. É exigido que os programas de pós-graduação sejam credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito igual ou superior a três.

Os candidatos aprovados deverão apresentar um relatório semestral com as atividades de pesquisa e seu desempenho. O início da vigência das bolsas está previsto para fevereiro de 2016.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews