IFMA: estudantes podem solicitar isenção da taxa do seletivo 2016

18 de agosto de 2015

/ Redação ImperNews
A relação dos candidatos com pedido de isenção deferido será divulgada em 9 de setembro, no site do IFMA e nas dependências dos campi e núcleos avançados.

 17/08/2015 às 23h45 - Divulgação / IFMA
O número de isentos pode chegar a quatro vezes o número de vagas oferecidas. (Foto: Reprodução)
IMPERATRIZ - No período de 17 a 28 de agosto, os campi do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) receberão as solicitações de isenção de pagamento da taxa de inscrição (R$ 20), correspondente ao processo seletivo unificado para a admissão de alunos nas turmas de 2016 dos cursos de educação profissional técnica de nível médio.

Poderão requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, PETI, entre outros), com perfil de renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa) ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Para concorrer às vagas de isenção, os interessados deverão preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção, disponível no site do IFMA, declarando ser membro de família de baixa renda. Mas as inscrições também poderão ser feitas presencialmente nos próprios campi, das 9h às 18h, nos dias úteis, através do Formulário de Solicitação de Isenção (anexado ao Edital). Não será aceita solicitação por meio dos Correios, fax ou e-mail.

De todo modo, o candidato deverá indicar nos formulários os números de CPF, RG, identificação social (NIS) atribuída pelo CadÚnico, cidade de realização da prova e onde deseja estudar, o curso a que pretende concorrer, bem como o sistema de cotas correspondente (egressos de escolas públicas ou pessoas com deficiência). Os documentos que comprovem a situação de carência socioeconômica declarada deverão estar disponíveis, pois poderão ser solicitados a qualquer tempo.

O IFMA encaminhará os pedidos de isenção ao órgão gestor do CadÚnico, o qual decidirá sobre a concessão, após conferir as informações cadastradas. Qualquer divergência entre as informações fornecidas pelo candidato e os registros do Cadastro acarretará na negação do pedido de isenção, com possibilidade de eliminação do processo seletivo. Ressalte-se que o número de vagas à isenção de taxa no processo seletivo 2016 corresponde a quatro vezes (400%) o total de vagas abertas em cada campus do IFMA, por forma de curso técnico de nível médio.

A relação dos candidatos com pedido de isenção deferido será divulgada em 9 de setembro, no site do IFMA e nas dependências dos campi e núcleos avançados, concedendo-se prazo de dois para interposição de recurso. Os que tiverem seu pedido indeferido deverão fazer nova inscrição, e efetuar o pagamento da taxa de R$ 20.

Para fazer sua inscrição no sistema de isenção de taxa, clique aqui.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews