10/08/2015 às 22h08 - Redação ImperaNews, com informações do MEC
O acordo prevê ainda o intercâmbio entre professores brasileiros e italianos. (Foto: Samara Mateus/UFT)
|
Considerada a aprendizagem de línguas estrangeiras como ferramenta indispensável para o desenvolvimento de programas de mobilidade e para a internacionalização da educação superior, o Ministério da Educação brasileiro e a Embaixada da Itália pretendem oferecer a aprendizagem de italiano a estudantes de universidades públicas, a futuros bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras e a outros programas de mobilidade acadêmica.
O memorando prevê ações como um curso on-line, em níveis A1 e A2, com o limite de mil senhas de acesso, destinado a estudantes brasileiros de universidades públicas aprovados em edital de seleção do Idioma sem Fronteiras–Italiano, e a estudantes homologados pelo Ciência sem Fronteiras com destino à Itália. Além disso, o documento prevê o auxílio, pelo país europeu, para o ensino presencial de italiano nos núcleos de línguas das instituições de educação superior cadastradas no Idiomas sem Fronteiras, além da articulação para elaboração de testes válidos como comprovação de nivelamento no idioma.
O memorando prevê ainda o intercâmbio entre professores brasileiros e italianos para o aperfeiçoamento do idioma estrangeiro no país receptor, simultaneamente à experiência de ministrar aulas de português e italiano para estrangeiros em universidades. O memorando é válido por quatro anos.