Inscrições do programa CNH Jovem iniciam nesta quarta-feira

29 de junho de 2015

/ Redação ImperaNews
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Detran, até o dia 31 de julho.

 29/06/2015 às 20h13 - Diego Sousa / ImperaNews
Os selecionados deverão entregar os documentos no Detran. (Foto: Diego Sousa / ImperaNews)
MARANHÃO - Jovens com idade entre 18 e 21 anos e que fizeram as três séries do ensino médio em escolas da rede pública podem participar do Programa CNH Jovem, cujas as inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (1º). O programa vai oferecer 2.000 vagas para que jovens de baixa renda possam tirar a carteira de motorista gratuitamente.

De acordo com governo do Estado, o CNH Jovem vai estimular a participação dos estudantes de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que metade das vagas oferecidas será destinada àqueles com melhor desempenho na prova. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Detran, até o dia 31 de julho.

Do total de vagas oferecidas, 50% serão destinadas aos inscritos com melhores pontuações no Enem 2014. Os outros 50% serão distribuídos por sorteio.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) disponibilizou uma página na internet para recebimento das inscrições. Segundo o Detran, a relação dos candidatos selecionados será divulgada no dia 12 de agosto (Dia Internacional da Juventude).

Do total de vagas oferecidas, 50% serão destinadas aos inscritos com melhores pontuações no Enem 2014. Os outros 50% serão distribuídos por sorteio.

Na fase seguinte, os dois mil selecionados (pela nota do Enem e por sorteio) terão de 20 de agosto a 30 de setembro para comparecerem ao Detran, munidos dos documentos exigidos no programa, para a abertura do Cadastro Renach, momento em que será feita a opção pela categoria da Permissão para Dirigir (A, B ou AB).

De acordo com o diretor-geral do Detran, "as inscrições serão online, assim como a adesão dos Centros de Formação de Condutores, os quais contribuíram na regulamentação do programa por meio de audiência pública”.

A matrícula gratuita no curso de formação teórico e prático ficará a cargo de cada beneficiário do programa, que poderá escolher, livremente, dentre os Cursos de Formação de Condutor credenciados no Detran.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews