Conheça 10 dicas para melhorar a concentração no estudo para o Enem

7 de junho de 2015

/ Redação ImperaNews
Para ajudar quem está estudando para o Enem, o Portal ImperaNews buscou sugestões para uma boa concentração e melhor desempenho nas provas.

 07/06/2015 às 17h08 - Redação ImperaNews
As dicas são essenciais para melhorar o desempenho nas provas. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - Este ano, milhões de estudantes espalhados pelo Brasil serão testados em vestibulares, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é considerada a maior porta de entrada para o ensino superior no país.

A dificuldade de muitos estudantes é ter que lidar com o nervosismo e, além disso, ter que controlar a pressão familiar e dos professores, que os deixam mais ansiosos. E tudo isso ajuda na perda da concentração na hora de estudar.

Então, para ajudar aqueles que estão passando por esse período, o Portal ImperaNews encontrou algumas sugestões para uma boa concentração e melhor desempenho nas provas. Confira:

1 – Busque por um lugar tranquilo para estudar, silencioso, e livre de distrações. Tente criar um ambiente exclusivo para os estudos.

2 – Defina um cronograma para os seus estudos. Divida seu tempo e as matérias que vai estudar.

3 – Descubra os horários que você tem maior disposição, e que seu rendimento é maior.

4 – Mantenha-se bem fisicamente, estudar com fome ou sede não ajudará em nada. É preciso ter energia para apresentar um bom rendimento e manter a concentração.

5 – Foque apenas em uma matéria. Estudar dois assuntos ao mesmo tempo torna mais fácil que você se distraia e perca a concentração.

6 – Se o assunto que for estudar for muito extenso, seria interessante dividi-lo em partes. Tentar estudar matérias muito extensas de uma vez só poderá gerar ansiedade, e atrapalhará sua concentração.

7 – Mantenha-se relaxado, estar tenso na hora dos estudos não é nada bom para a concentração. Aprender técnicas de meditação servirá de ajuda para se concentrar melhor.

8 – Busque um equilíbrio mental na hora de estudar, remova da sua mente todos os assuntos que são preocupantes, deixe para pensar neles após os estudos.

9 – Dedique-se ao máximo ao que estiver estudando, busque maior interesse por aquilo que está lendo ou praticando. Tente fazer uma relação entre os estudos e a vida.

10 – Faça pausas durante os estudos quando sentir cansaço. Dê uma descontraída cautelosamente, para não perder totalmente o foco.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews