04/05/2015 às 10h50 - Letícia Sekitani / ImperaNews
O candidato deve passar segurança e sinceridade nas respostas. (Foto: Reprodução Internet) |
1 – Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?
Aqui, o objetivo do entrevistador é entender de que forma o candidato planeja a sua carreira – ou não – e se ele tem clareza sobre onde quer chegar e em quanto tempo.
A melhor forma de responder essa pergunta, é demonstrando seus interesses em relação à empresa, deixando claro que você está preparado para criar raízes e progredir lá dentro.
2 – Quais são seus pontos fortes e fracos?
Nesta pergunta, o recrutador vai checar se você consegue fazer uma autoavaliação e também se os seus pontos a desenvolver são compatíveis com a vaga em questão.
Quem quer ganhar pontos nessa hora deve evitar respostas padrão como “Eu sou muito ansioso” ou “Sou muito perfeccionista”, por exemplo e apontar características reais. O ideal é que o candidato cite um defeito de verdade e mostre como vem trabalhando para melhorar isso. Para os pontos fortes o candidato deve citar exemplos do impacto que eles têm sobre o seu trabalho.
3 - Qual foi a sua maior derrota, e o que você aprendeu com ela?
A resposta não será fácil, pois toca em um ponto delicado: a ideia de fracasso.
Não fique nervoso, lembre-se de que todos passamos por dificuldades, mas não exagere na tragédia. Ela poderá mostrar o tamanho de sua inteligência.
4 – Por que você quer trabalhar nesta empresa?
Essa pergunta tem basicamente dois objetivos. O primeiro é saber o quanto o candidato pesquisou sobre a empresa. O segundo é o quanto os seus valores são compatíveis com os da organização.
Para estruturar bem a sua resposta, o caminho é fazer a lição de casa e pesquisar tudo o que puder. Para isso, vale usar o site corporativo, as informações publicadas pela imprensa e também, conversar com funcionários ou ex-funcionários da empresa.
5 - Por que deveríamos contratá-lo?
É outra pergunta muito comum em entrevistas e busca saber se você sabe se vender bem sem ser caricatural.
A dica aqui é: evite exagerar nas suas qualidades. Focalize em como você pode ser útil para a empresa.