Confira as cinco perguntas mais frequentes na entrevista de emprego

4 de maio de 2015

/ Redação ImperNews
Quando questionado sobre seus pontos fracos, é importante destacar características reais e evitar respostas prontas.

 04/05/2015 às 10h50 - Letícia Sekitani / ImperaNews
O candidato deve passar segurança e sinceridade nas respostas. (Foto: Reprodução Internet)
A entrevista de emprego parece um bicho de sete cabeças para a maioria das pessoas que buscam uma nova oportunidade. Para aliviar a tensão e evitar possíveis erros dos candidatos nessa hora, o Portal ImperaNews selecionou cinco perguntas frequentes na entrevista, o objetivo e a melhor forma de respondê-las.

1 – Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?

Aqui, o objetivo do entrevistador é entender de que forma o candidato planeja a sua carreira – ou não – e se ele tem clareza sobre onde quer chegar e em quanto tempo.

A melhor forma de responder essa pergunta, é demonstrando seus interesses em relação à empresa, deixando claro que você está preparado para criar raízes e progredir lá dentro.

2 – Quais são seus pontos fortes e fracos?

Nesta pergunta, o recrutador vai checar se você consegue fazer uma autoavaliação e também se os seus pontos a desenvolver são compatíveis com a vaga em questão.

Quem quer ganhar pontos nessa hora deve evitar respostas padrão como “Eu sou muito ansioso” ou “Sou muito perfeccionista”, por exemplo e apontar características reais. O ideal é que o candidato cite um defeito de verdade e mostre como vem trabalhando para melhorar isso. Para os pontos fortes o candidato deve citar exemplos do impacto que eles têm sobre o seu trabalho.

3 - Qual foi a sua maior derrota, e o que você aprendeu com ela?

A resposta não será fácil, pois toca em um ponto delicado: a ideia de fracasso.

Não fique nervoso, lembre-se de que todos passamos por dificuldades, mas não exagere na tragédia. Ela poderá mostrar o tamanho de sua inteligência.

4 – Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Essa pergunta tem basicamente dois objetivos. O primeiro é saber o quanto o candidato pesquisou sobre a empresa. O segundo é o quanto os seus valores são compatíveis com os da organização.

Para estruturar bem a sua resposta, o caminho é fazer a lição de casa e pesquisar tudo o que puder. Para isso, vale usar o site corporativo, as informações publicadas pela imprensa e também, conversar com funcionários ou ex-funcionários da empresa.

5 - Por que deveríamos contratá-lo?


É outra pergunta muito comum em entrevistas e busca saber se você sabe se vender bem sem ser caricatural.

A dica aqui é: evite exagerar nas suas qualidades. Focalize em como você pode ser útil para a empresa.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews