11/04/2015 às 11h15 - ImperaNews, com informações da assessoria
A fórmula complexa levou a professora Marcela Carvalho a realizar o projeto. (Foto: Divulgação) |
Em sua primeira versão, a professora e idealizadora Marcela Carvalho, solicitou aos alunos do 9º ano de uma escola particular de Imperatriz que fizessem uma paródia contendo a fórmula de Bhaskara, para que se fosse feito um Festiva de Paródias, elegendo o primeiro e o segundo lugar.
"Quando fui trabalhar equação de segundo grau, eles tiveram bastante dificuldade em memorizar as fórmulas. Foi quando eu tive a ideia de lançar um desafio, que era gravar uma paródia contendo a fórmula de Bhaskara para então montar um festival de paródia, elegendo o primeiro e segundo lugar", explica Carvalho.
A criatividade tomou de conta dos alunos. Eles parodiaram artistas como Anitta, Michel Telló, Bruno Mars entre outros. Além de relatarem que o projeto facilitou o aprendizado, os estudantes também destacaram a união durante todo o processo.
“O projeto é bom, me ajudou e tenho certeza que vai ajudar várias pessoas. É difícil, no começo, aplicar a fórmula, mas melhorou com a ajuda do projeto. Depois que a professora pediu, nos reunimos e encaixamos uma música que encaixasse com o tema” detalha o aluno Gabriel Inácio Silva e Sousa, de 14 anos, acrescentando ter recorrido à paródia da música “Vai no cavalinho” (de autoria do seu grupo) no momento da prova.
A professora relata que a nota da turma evoluiu e o medo da matemática já não existe mais. "Os alunos melhoraram muito depois do Conhecendo Bhaskara. E as notas da turma acompanhou o ritmo do projeto".
Evolução
Por ser um projeto dinâmico e bem aceito pela classe estudantil, Conhecendo Bhaskara foi ampliado e está nos últimos detalhes para se tornar um DVD pedagógico, que tem como conteúdo maneiras de facilitar ainda mais o aprendizado da matemática e sua aplicação no dia a dia. Ele será disponibilizado a toda a rede de ensino de Imperatriz e região.
Pelo seu perfil como projeto pedagógico, Conhecendo Bhaskara também será desenvolvido como projeto de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus Imperatriz, sendo ministrado pela professora e acadêmica Marcela Carvalho.