25/02/2015 às 12h34 - Maycon Rangel / Ascom IFMA
Atualmente, o IFMA possui mais de 170 alunos com deficiência. (Foto: Reprodução/Internet) |
Pautando-se nessa concepção, o Conselho Superior aprovou, nessa segunda-feira (23) o Regulamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE. O documento foi construído coletivamente, com a participação dos coordenadores dos NAPNEs nos campi. A proposta, apresentada pela Pró-reitoria de Ensino, recebeu contribuições dos servidores e institucionalizou o que já vem sendo praticado para concretizar uma educação inclusiva.
O regulamento está pautado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (artigos 58 ao 60), na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), no Programa “Viver Sem Limites” (2011), nas Diretrizes Gerais para o Ensino do IFMA (2011), nas Normas Gerais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA (2014) e outras legislações sobre o tema.
Segundo a professora Alice Cadete, chefe do Departamento de Políticas Especiais da PROEN, o principal objetivo é “promover a cultura da convivência, quebrar não apenas barreiras arquitetônicas, mas, sobretudo, atitudinais”. Ela menciona que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve proporcionar apoio ao aluno dentro de sua especificidade, não se tratando de reforço escolar. É necessário haver a participação da família e a integração entre o professor da sala de aula comum e o da sala de AEE.
A legislação brasileira considera pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo que possam afetar sua participação na sociedade em igualdade de condições. O atendimento escolar é obrigatório a todos os estudantes de 4 a 17 anos, inclusive aos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.
Atualmente, há 172 alunos com deficiência matriculados no IFMA, distribuídos da seguinte forma: Açailândia (4), Alcântara (3), Bacabal (7), Barra do Corda (2), Barreirinhas (1), Buriticupu (4), Caxias (3), Codó (8), Coelho Neto (1), Imperatriz (26), Pinheiro (4), Santa Inês (16), São Luís – Centro Histórico (8), São Luís – Maracanã (4), São Luís – Monte Castelo (74), São Raimundo das Mangabeiras (4), Timon (2) e Zé Doca (1).
No processo seletivo 2015 para os cursos técnicos, foram aprovados 71 alunos em todo o estado.