Seis cursos de Imperatriz são mal avaliados no Enade 2014

22 de dezembro de 2015

/ Redação ImperaNews
Em Imperatriz, pelo menos 15 cursos foram avaliados no Enade 2014, seis deles tiveram nota insuficiente no exame.

 22/12/2015 às 12h10 - Diego Sousa / ImperaNews
Campus da Uema teve o melhor e o pior curso na avaliação do MEC. (Foto: Reprodução/Internet)
IMPERATRIZ - O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (22), as notas obtidas pelas instituições de ensino superior no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2014). O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior no país.

Em 2014, o Enade avaliou os cursos das áreas de Engenharias e Ciências Aplicadas. Os índices de qualidade dos cursos avaliados pelo MEC são classificados numa escala que varia de 1 a 5, sendo que os conceitos abaixo de 3 são considerados insuficientes. 

Em Imperatriz, pelo menos 15 cursos foram avaliados no Enade 2014, seis deles tiveram nota abaixo do conceito 3. O curso mais bem avaliado foi o de Pedagogia Licenciatura do campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A mesma instituição teve o curso com pior conceito no exame: Físcia licenciatura. Confira as notas obtidas pelos cursos da cidade:

Conceito 4 – Pedagogia (Uema);
Conceito 3 – Ciências Biológicas (Uema), Ciências Biológicas (Unisulma), Engenharia de Alimentos (UFMA), Física (IFMA), Geografia (Uema), Letras Português (Uema), Pedagogia (Facimp) e Pedagogia (UFMA);
Conceito 2 – Educação Física (Unisulma), História (Uema), Letras Português e Inglês (Uema), Pedagogia (Fest) e Sistemas de Informação (Facimp).
Conceito 1 – Física (Uema).

Índice Geral de Cursos
O MEC divulgou, também, os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC), que é atualizado anualmente e apresenta o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil. O IGC inclui a nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

De acordo com o MEC, o índice sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

No IGC, as instituições de ensino superior de Imperatriz obtiveram os seguintes conceitos:

Faculdade Pitágoras de Imperatriz – 4
Faculdade de Imperatriz (Facimp) – 3
Instituto de Educação Superior do Sul do Maranhão (Unisulma) – 3
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - 3
Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – 3
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 3
Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest) – 2
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews