Quase 30 mil estudantes se inscreveram no seletivo do IFMA

8 de outubro de 2015

/ Redação ImperaNews
O curso mais concorrido é o de Técnico em Informática, com quase 50 candidatos por vaga. Em Imperatriz, a maior disputa é pelo curso de Edificações.

 08/10/2015 às 19h30 - Redação ImperaNews, com informações do IFMA
Na edição passada, o número de inscritos ficou em 28.749. (Foto: Diego Sousa / ImperaNews)
IMPERATRIZ - A disputa pelas vagas oferecidas nos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está mais acirrada. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino da instituição, 29.932 candidatos se inscreveram no processo seletivo para tentar uma das 4.320 vagas disponibilizadas nos cursos técnicos de nível médio, em todos os campi. Na edição passada, o número de inscritos ficou em 28.749.

“Superamos o número de inscritos em relação ao ano passado. Isso demonstra que a procura por cursos da educação profissional continua alta”, avaliou a Coordenadora de Admissão de Alunos do IFMA, Viviane Farias.

O processo seletivo possui sistema de cotas. Em cada curso, 50% das vagas são reservadas para alunos de escolas públicas, sendo que destas 77% são para os candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas. Há, também, reserva de 5% do total de vagas para candidatos com deficiência.

Este ano, houve 149 inscrições para a cota de deficientes. Segundo vivaviane Farias, o IFMA possui estrutura adequada para atender esses candidatos no dia da prova. “Há uma equipe de profissionais preparada para auxiliar esses candidatos, para que eles possam fazer uma prova tranquila”.

Concorrência
O Curso Técnico em Informática do Campus São Luís – Monte Castelo é o mais concorrido, com 49,97 inscritos por vaga. A segunda maior disputa é do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus São Luís – Monte Castelo, com 49,45 por vaga. Já a terceira maior concorrência é de Técnico em Eletromecânica, com 40,35 por vaga.

Em quarto lugar, aparece o Curso Técnico em Edificações do Campus Imperatriz, com 28,78 por vaga. E em quinto está o Curso Técnico em Edificação do Campus São Luís – Monte Castelo, com 28,13 candidatos por vaga.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews