Especialista dá dicas de como ser aprovado em concursos públicos

1 de junho de 2015

/ Redação ImperaNews
De acordo com o IBGE, por ano, mais de 5% da população brasileira, ou seja cerca de 10 milhões de pessoas, buscam uma vaga no serviço público.      

 01/06/2015 às 13h13 - Redação ImperaNews
William Douglas é professor e juiz federal e já foi aprovado em sete concursos. (Foto: Reprodução/Internet)
MARANHÃO - Quando se pensa em vida profissional, o desejo é conquistar além de um emprego, estabilidade e um bom salário. Um caminho mais curto, mas nada fácil de atingir esse objetivo é entrar na acirrada corrida por uma vaga em concursos públicos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por ano, mais de 5% da população brasileira, cerca de 10 milhões de pessoas, buscam uma vaga no serviço público. Para os chamados “concurseiros”, apesar de não ser a única alternativa para se ter uma carreira de sucesso, os concursos são cada vez mais procurados e se tornam uma excelente opção de carreira e até status.

Para quem opta pelo serviço público a palavra de ordem é dedicação. Especialistas no assunto aconselham a persistência, e muito estudo. O tempo médio para a aprovação em um concurso varia de dois a quatro anos, número que pode variar de acordo com o empenho ou esperteza de cada um. Sim, esperteza! Muitos adquirem técnicas de trabalhar melhor o cérebro e otimizar o tempo nos estudos.

Um dos maiores especialistas em concursos públicos do Brasil, o professor e juiz federal, William Douglas, conta que todas as carreiras profissionais exigem dedicação e muitas horas de estudo e o concurso público funciona como uma fila. “Se você para de estudar porque foi reprovado ou por outros motivos, você acaba saindo da fila”, diz.

Para discutir o tema, William esteve em São Luís na última quinta-feira (28) em palestra na Faculdade Estácio São Luís. O juiz explicou que até as suas sete aprovações em concurso, muitas foram as reprovações. “A grande jogada é não desistir. As chances sempre surgem e como dado concreto, todos os anos muitos servidores públicos se aposentam, então sempre há vagas”, pontuou.

Além da estabilidade e salários gordos, os concursos públicos oferecem a chamada qualidade de vida, o que acaba sendo fator determinante para quem decide pela carreira. Diferente da iniciativa privada, o serviço público permite programação. Com horário de trabalho determinado, o servidor público tem benefícios extras, além de mais tempo para se dedicar a outros projetos de vida.

A dica para os aprovados é não se acomodar após a garantia da tão sonhada vaga. Manter-se atualizado e consciente do papel de prestador de serviço de excelência à população deve ser uma meta profissional constante. “O válido é se dedicar em qualquer carreira. No funcionalismo público não é diferente. A única garantia de ter um bom serviço prestado é você ser bom naquilo que faz”, finalizou William Douglas.

Dicas para passar em concurso público
- Monte uma rotina rígida de estudos, por disciplina;
- Organize o tempo para não abrir mão totalmente do lazer e convívio familiar;
- Exercite o cérebro com mecanismos de memorização;
- Pesquise provas de concursos anteriores e exercite as questões.
© Todos os direitos reservados
Desenvolvido para Portal ImperaNews