01/06/2015 às 13h13 - Redação ImperaNews
William Douglas é professor e juiz federal e já foi aprovado em sete concursos. (Foto: Reprodução/Internet)
|
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por ano, mais de 5% da população brasileira, cerca de 10 milhões de pessoas, buscam uma vaga no serviço público. Para os chamados “concurseiros”, apesar de não ser a única alternativa para se ter uma carreira de sucesso, os concursos são cada vez mais procurados e se tornam uma excelente opção de carreira e até status.
Para quem opta pelo serviço público a palavra de ordem é dedicação. Especialistas no assunto aconselham a persistência, e muito estudo. O tempo médio para a aprovação em um concurso varia de dois a quatro anos, número que pode variar de acordo com o empenho ou esperteza de cada um. Sim, esperteza! Muitos adquirem técnicas de trabalhar melhor o cérebro e otimizar o tempo nos estudos.
Um dos maiores especialistas em concursos públicos do Brasil, o professor e juiz federal, William Douglas, conta que todas as carreiras profissionais exigem dedicação e muitas horas de estudo e o concurso público funciona como uma fila. “Se você para de estudar porque foi reprovado ou por outros motivos, você acaba saindo da fila”, diz.
Para discutir o tema, William esteve em São Luís na última quinta-feira (28) em palestra na Faculdade Estácio São Luís. O juiz explicou que até as suas sete aprovações em concurso, muitas foram as reprovações. “A grande jogada é não desistir. As chances sempre surgem e como dado concreto, todos os anos muitos servidores públicos se aposentam, então sempre há vagas”, pontuou.
Além da estabilidade e salários gordos, os concursos públicos oferecem a chamada qualidade de vida, o que acaba sendo fator determinante para quem decide pela carreira. Diferente da iniciativa privada, o serviço público permite programação. Com horário de trabalho determinado, o servidor público tem benefícios extras, além de mais tempo para se dedicar a outros projetos de vida.
A dica para os aprovados é não se acomodar após a garantia da tão sonhada vaga. Manter-se atualizado e consciente do papel de prestador de serviço de excelência à população deve ser uma meta profissional constante. “O válido é se dedicar em qualquer carreira. No funcionalismo público não é diferente. A única garantia de ter um bom serviço prestado é você ser bom naquilo que faz”, finalizou William Douglas.
Dicas para passar em concurso público
- Monte uma rotina rígida de estudos, por disciplina;
- Organize o tempo para não abrir mão totalmente do lazer e convívio familiar;
- Exercite o cérebro com mecanismos de memorização;
- Pesquise provas de concursos anteriores e exercite as questões.